Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Por que cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde mental é essencial para lidar com diferentes emoções e situações que são naturais e comuns a todo ser humano. Fazer isso antes de que algo saia dos trilhos impacta diretamente na qualidade de vida, na gestão das emoções, no entendimento dos comportamentos e na maneira como nos relacionamos com as pessoas e com os acontecimentos do dia a dia.1 

Infelizmente, o cuidado com a saúde mental ainda é cheio de tabus e muitas vezes negligenciado. Raramente as pessoas buscam estilos de vida mais saudáveis ou ajuda médica antes de ter um diagnóstico de depressão ou ansiedade, por exemplo.1 

Priorize sua saúde mental hoje, não deixe para depois! Pequenas ações diárias fazem toda a diferença. Cuide de você!

Saiba como incluir melhores hábitos de saúde mental na sua rotina

  • Alimentação balanceada

Investir em uma alimentação mais nutritiva e balanceada ajuda a equilibrar o organismo. Também melhora a disposição e a energia ao longo do dia. Comer frutas, verduras, legumes e tomar bastante água gera, a médio e longo prazo, a sensação de bem-estar e felicidade.

Alimentação balanceada, legumes, verduras, frutas
  • Sono de qualidade

Melhorar a qualidade e duração do sono, promove relaxamento e estimula a liberação de dopamina, o que contribui para o controle do estresse e da ansiedade. Prefira dormir em ambientes escuros e silenciosos. O recomendado é que se durma cerca de 8 horas por noite. Criar uma rotina para acostumar o seu organismo pode ajudar.

mulher dormindo relaxada
  • Atividade física

Se exercitar faz com que o cérebro libere hormônios como a endorfina e a dopamina, relacionadas ao bem-estar, alegria e bom humor, além de inúmeros outros benefícios para o corpo e a mente. Você pode começar fazendo caminhadas ou atividades ao ar livre. Encontrar alguma atividade física que você goste pode ajudar a manter na rotina.

mulher se exercita na academia
  • Autoconhecimento

A autorreflexão ajuda a conhecer diferentes aspectos de si mesmo, incluindo características, comportamentos e sentimentos. Você descobrirá coisas novas sobre você, o que gosta ou não gosta. A prática de Mindfulness, para se concentrar no momento presente ajuda muito no autoconhecimento.

  • Tempo de lazer

É extremamente importante ter períodos de descanso. Somente assim é possível refrescar a mente e se preparar para novos desafios. Dedicar parte de seu tempo para fazer atividades que ache prazerosas ajuda a distrair a mente de problemas e preocupações. Isso acontece porque algumas atividades liberam hormônios como a ocitocina e ativam a serotonina, gerando uma sensação de bem-estar.

Não tenha medo de pedir ajuda profissional

Contar com o apoio de amigos e familiares nos ajuda a lidar melhor com as situações, além de nos trazer visões diferentes sobre uma realidade.2,3 

Converse com um psicólogo, a ajuda de um profissional é fundamental para nosso autoconhecimento. Se consultar com um psicólogo não é motivo de vergonha ou receio, mas sim de maturidade. Ele tem as ferramentas certas para ajudar.3

Além disso, você pode contar com a ajuda de serviços como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece ajuda pelo telefone 188. 

Referências Bibliográficas
  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental. Disponível em: Saúde Mental — Ministério da Saúde (www.gov.br). Acesso em: 6 ago. 2024.
  2. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Disponível em:  “Saúde mental no trabalho” é tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2017, comemorado em 10 de outubro | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br). Acesso em: 11 jul. 2024. 
  3. NATIONAL INSTITUTE OF MENTAL HEALTH. Disponível em: Caring for Your Mental Health - National Institute of Mental Health (NIMH) (nih.gov) Acesso em: 11 jul. 2024. 

PP-UNP-BRA-5451