Como manter a sua saúde intestinal?
Sabia que sua saúde intestinal pode impactar tanto na saúde física quanto psicológica? Neste blogpost compartilhamos algumas dicas interessantes que vão te ajudar a manter o seu intestino saudável. Acompanhe abaixo.
O que é saúde intestinal e microbiota intestinal?¹
O intestino faz parte do que chamamos de sistema gastrointestinal, que inclui estômago, intestinos e cólon. Ele processa os alimentos, absorve nutrientes e elimina resíduos.
Estima-se que existam 200 espécies diferentes de bactérias, vírus e fungos que vivem em nosso intestino grosso. Essas bactérias e outros microrganismos no intestino são conhecidos como microbiota intestinal. As bactérias ajudam a “processar” os alimentos, transformando-os em nutrientes para nosso corpo utilizar.
Alguns microrganismos são prejudiciais à saúde, mas muitos são benéficos e necessários para um corpo saudável.
Muitos fatores, incluindo os alimentos que ingerimos, podem afetar o tipo de bactéria encontrada no trato digestivo. O que comemos pode ter efeitos de curto e longo prazo na nossa microbiota intestinal, por isso é importante estarmos ligados em nossa alimentação. Aprenda mais sobre cálculo calórico aqui.
Por que a saúde intestinal é importante?¹
O intestino processa os alimentos que ingerimos e absorve nutrientes que sustentam as funções do nosso corpo.
A importância do intestino para a nossa saúde geral é um tema de pesquisa crescente na comunidade médica. Uma pesquisa mostrou que nossa microbiota intestinal pode afetar todos os órgãos do nosso corpo.
Entende-se que existem ligações entre a saúde intestinal e:
- Sistema imunológico
- Saúde mental
- Doenças autoimunes
- Distúrbios endócrinos – como diabetes tipo 2
- Distúrbios gastrointestinais – como síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal
- Doença cardiovascular
- Câncer
- Sono
- Processo de digestão
Embora a pesquisa esteja em andamento, há indícios que a saúde intestinal desempenha um papel importante na nossa saúde geral.
O que pode afetar a microbiota intestinal?¹
- Estresse
- Muito pouco sono
- Falta de atividade física
- Comer muitos alimentos ultraprocessados
- Fumar e ingerir bebida alcóolica
- Tomar certos medicamentos
Além disso, ela também pode ser afetada por coisas que não podemos controlar, como o ambiente, a idade, se fomos amamentados com mamadeira quando bebê etc.
Alguns sintomas também podem mostrar que a saúde do intestino pode não estar bem, como:
- Sintomas digestivos – como gases, inchaço, constipação, diarreia e azia
- Distúrbios do sono ou fadiga
- Humor / estado emocional – como alto estresse, mau humor ou ansiedade
- Alta frequência de doenças infecciosas – como o resfriado comum.
E como mantemos nossa saúde intestinal?¹
É possível melhorar a saúde intestinal por meio de mudanças no estilo de vida e na dieta.
A fibra presente nos alimentos pode melhorar a saúde intestinal, pois ajuda a manter-nos regulados, reduz o risco de câncer de intestino e alimenta as bactérias saudáveis em nosso intestino.
Alimentos integrais, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e nozes, podem impedir o crescimento de algumas bactérias ligadas a doenças e inflamações.
Criar um estilo de vida saudável também pode auxiliar na saúde intestinal. Praticar atividade física, cuidar do sono (leia sobre bom sono aqui) e adotar práticas que reduzam o estresse são algumas das formas que podem ser aplicadas.
Saúde Intestinal e Dieta¹
As bactérias intestinais são influenciadas pelo que comemos e a melhor maneira de manter um microbiota saudável é consumir uma variedade de alimentos frescos e integrais, principalmente de fontes vegetais como frutas, vegetais, legumes, feijões, nozes e grãos integrais.
Fibras¹
A fibra, por exemplo, é importante para a saúde intestinal por vários motivos. As fibras podem afetar a função do nosso intestino, a digestão e absorção de nutrientes e a qualidade das nossas fezes. A fibra traz outros benefícios para a saúde além do intestino, por exemplo, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Os alimentos ricos em fibras incluem:
- Vegetais
- Feijão e leguminosas
- Fruta
- Pão e cereais
- Nozes e sementes.
As fibras prebióticas, que não são encontradas em todos os alimentos ricos em fibras, podem ser úteis para a nossa microbiota intestinal, pois podem atuar como “fertilizante” (potencializadoras) para as bactérias saudáveis do nosso intestino.
Eles são encontrados em alguns tipos de:
- vegetais – por exemplo alho-poró, cebola e alho
- leguminosas – por exemplo grão de bico, feijão e lentilha
- grãos integrais – por exemplo pão de centeio, cevada e aveia
- nozes – por exemplo pistache, castanha de caju e amêndoas.
Variedade de Alimentos¹
Comer uma grande variedade de frutas e vegetais garante que incluamos também uma grande variedade de vitaminas, minerais e nutrientes na dieta. A diversidade de alimentos no prato pode ajudar a manter uma microbiota mais diversificada, que é um indicador de um intestino saudável.
Procure comer pelo menos 30 tipos diferentes de alimentos vegetais por semana.
Limitar os alimentos ultraprocessados¹
Comer alimentos que estejam o mais próximo possível do seu estado natural é importante para a saúde intestinal.
Embora quase todos os alimentos tenham passado por algum tipo de processamento, é melhor consumir alimentos minimamente processados. Esses alimentos mantêm seu valor nutricional e geralmente não contêm açúcar, sal, gorduras prejudiciais à saúde ou aditivos como emulsificantes e adoçantes artificiais, que podem afetar a saúde do intestino.
Os alimentos não processados incluem frutas, vegetais, grãos integrais, laticínios sem sabor, ovos, frutos do mar, aves e carne vermelha magra. Os alimentos ultraprocessados incluem frios, como presunto e salame, cereais matinais, refeições prontas, sobremesas doces e salgadinhos embalados.
Beber água¹
A água é o melhor líquido para beber e traz diversos benefícios. A água auxilia na decomposição dos alimentos, para que nosso corpo possa absorver os nutrientes. A água também ajuda a amolecer as fezes, ajudando a prevenir a constipação. Além disso, beber muita água também pode estar relacionada ao aumento da diversidade de bactérias no intestino.
Preencha o Quiz de Saúde Mental
Saiba como está sua saúde mental e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.
Comer alimentos ricos em polifenóis¹
Os polifenóis são compostos vegetais que podem impactar beneficamente a nossa microbiota. Os alimentos ricos em polifenóis incluem:
- ervas e especiarias
- frutas e legumes coloridos
- nozes e sementes
- chá verde e preto
- café
- cacau e chocolate amargo.
Comer devagar¹
Mastigar bem os alimentos e comer devagar pode reduzir o desconforto digestivo, como gases, dor e inchaço
Saúde intestinal e exercícios¹
O exercício cardiovascular regular, como caminhar e andar de bicicleta, pode estimular os músculos do intestino a movimentar o conteúdo digestivo pelo corpo (também conhecimento como movimento peristáltico”). O exercício também pode afetar positivamente a microbiota.
Atualmente, existem muitos aplicativos que podem nos auxiliar a cuidarmos da saúde física e mental. Confira aqui a lista que preparamos com alguns dos principais apps!
Saúde intestinal e estresse¹
O estresse pode afetar nossa saúde intestinal. É importante cuidar da saúde mental e bem-estar para manter a saúde intestinal. O que você come, sua saúde intestinal e sua saúde mental estão todas ligadas.
Gerencie seus níveis de estresse fazendo exercícios regularmente, dormindo o suficiente, socializando, usando técnicas de relaxamento e comendo bem.
Referências Bibliográficas
¹ Better Health Channel. Gut health. Disponível em:- https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/gut-health. Acesso em março 2024.
PP-PRQ-BRA-1018