Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Doenças infecciosas

Pacientes que tiveram doenças infecciosas, como dengue e COVID-19, estão mais propensos a perder fios nos três primeiros meses, podendo recuperá-los sem a necessidade de tratamento. Caso o problema persista por mais de 3 meses, é indicado a busca de uma avaliação dermatológica.

Disfunções da tireoide

O hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns, é outro fator que leva à queda de cabelo, devido à menor produção de hormônios no organismo.
Outras mudanças hormonais, com mudanças bruscas ou situações de desequilíbrio emocional, como
ansiedade, também beneficiam a queda dos fios.

Anemia

A anemia causa o enfraquecimento do corpo de uma forma geral, causando cansaço e o enfraquecimento
dos fios, que passam a receber menos sangue e nutrientes.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico passa a atacar partes sadias do corpo, causando o enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, podendo levar à morte dos folículos capilares, deixando o couro cabeludo ralo.

Alopecia

A alopecia pode ser autoimune (alopecia areata) ou genética (alopecia androgenética). Nos dois casos, o cabelo vai afinando, se tornando quebradiço.
Na alopecia androgenética, os fios de todo corpo vão afinando, deixando o aspecto de ralo, com o couro cabeludo visível. Já a alopecia areata é caracterizada pela formação de placas circulares, sem crescimento de fios.

Referências

9. Veja 5 problemas de saúde que podem causar a queda de cabelo. Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/veja-5-problemasde-saude-que-podem-provocar-queda-de-cabelo. Acesso em 27 de novembro de 2023.

GCMA PP-UNP-BRA-4186