Principais causas da queda de cabelo
Diariamente perdemos entre 60 e 100 fios de cabelo, principalmente durante as estações mais frias do ano, o outono e o inverno.
A calvície pode atingir homens e mulheres. O processo se inicia com os cabelos nascendo mais devagar, mais finos, devido ao enfraquecimento da raiz do cabelo ou do bulbo capilar, seguido da morte ou atrofia do bulbo, não crescendo novos fios. Mas nem toda queda de cabelo é calvície. A calvície é genética e a queda de cabelo multifatorial, e pode estar ligada a problemas hormonais, tabagismo, estresse, deficiência ou excesso de vitaminas ou nutrientes, entre outros fatores.
Além das estações do ano, alguns fatores do cotidiano também contribuem para a queda de cabelo:
Estresse
O estresse, tanto físico quanto mental, é uma das principais causas de queda de cabelo.
Invista na prática de atividade esportiva! Além de promover a saúde, ajuda a reduzir a carga de estresse.
Excesso de vitamina A ou B
O excesso de vitamina A ou B no organismo favorece a queda de cabelo. Isso pode ocorrer, principalmente, em pessoas que suplementam sem a necessidade.
A suplementação deve ser sempre orientada por um médico.
Gravidez
É comum as mulheres perderem cabelo após o parto, tanto pelas alterações hormonais quanto pelo estresse gerado no parto. A queda ocorre, geralmente,
nos 3 primeiros meses após o nascimento do bebê.
A queda também pode ocorrer durante a gestação, apesar de ser mais raro. Isso ocorre pelo aumento da progesterona, que pode ressecar o cabelo, deixando os fios fracos e quebradiços.
Alterações hormonais
As alterações hormonais, assim como na puberdade, na gestação e no pós-parto, favorecem o enfraquecimento e a queda do cabelo. Isso pode ocorrer também, de forma temporária, em mulheres que trocaram de pílula ou iniciaram um novo método anticoncepcional hormonal.
Anemia
A anemia também favorece a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, ficando mais fracos e quebradiços.
Uso de antidepressivos e outros remédios
Alguns medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta, apresentam como efeito colateral a queda de cabelo, principalmente no início do tratamento ou quando são utilizados por muito tempo.
Se perceber que a queda do cabelo tem relação com o medicamento, converse com o seu médico para entender a melhor forma de proceder, não interrompa o tratamento.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide não está funcionando corretamente, não produzindo a necessidade de hormônios muito importantes para o metabolismo e para o crescimento dos fios.
Referências
- Queda de cabelo. O que pode ser? Tua Saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/queda-de-cabelo-o-que-pode-ser/. Acesso em 03 de outubro de 2023
- Veja 5 problemas de saúde que podem causar a queda de cabelo. Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/veja-5-problemasde-
saude-que-podem-provocar-queda-de-cabelo. Acesso em 27 de novembro de 2023.
GCMA PP-UNP-BRA-4186