Evilásia - diagnosticada com amiloidose cardíaca por transtirretina desde 2020
Veja a emocionante história da Evilásia, diagnosticada com amiloidose transtirretina cardíaca.
Mesmo sabendo do histórico de amiloidose na família, a catarinense Evilásia teve o seu diagnóstico confirmado ao investigar câimbras recorrentes e dormência nos pés e nas pernas. Após a descoberta, alertou seus parentes, que também foram avaliados por um especialista e, dos 50 familiares acompanhados, 26 receberam o diagnóstico positivo como o dela. Agora, ela e a família se uniram para, ao lado de seus médicos, procurarem alternativas, adaptações na rotina e alertarem a população sobre a gravidade da doença.
Veja a emocionante história da Evilásia.
Inspirada na vida de Eça de Queiroz, o Projeto "Histórias não escritas", da Pfizer, presta homenagem a um dos maiores autores em língua portuguesa de todos os tempos e faz importante alerta sobre o diagnóstico da Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) e Amiloidose Cardíaca.
Diferente de Eça, que foi impedido de finalizar uma de suas obras pelo avanço de sua doença e, consequentemente, pela sua morte, “Histórias não escritas” mostra que, com o reconhecimento dos sintomas, diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente com amiloidose pode ter uma vida com mais qualidade e continuar sua história, reforçando a importância do diagnóstico precoce e início de tratamento da amiloidose por transtirretina, uma doença rara e progressiva.
Os depoimentos a seguir fazem parte da Campanha "Histórias não Escritas" e podem ser acessados no site: https://www.pfizer.com.br/historiasnaoescritas/.
PP-VYN-BRA-1042 / PP-UNP-BRA-2897