5 fatos que você deveria saber sobre anemia falciforme
Aprenda 5 fatos sobre a Anemia Falciforme que incluem informações sobre tratamentos, diagnóstico e qualidade de vida.
Neste blogpost vamos compartilhar 5 fatos sobre a anemia falciforme que você deveria saber. Acompanhe abaixo.
1. Uma criança apresenta Anemia Falciforme quando recebe dois genes falciformes* – um do pai e outro da mãe¹.
Uma criança que herda apenas um gene falciforme tem traço falciforme (SCT). Se ambos, pai e mãe, tiverem doença falciforme, é importante que discutam esta informação entre si e com um médico quando estiverem de avaliando ter filhos. Para isso, o aconselhamento genético é de extrema importância.
O aconselhamento genético é o processo de fornecer informações a uma pessoa a respeito de uma condição genética que pode a afetar ou afetar seus descendentes. Através do aconselhamento é possível empoderar o indivíduo na tomada de decisões que envolvam sua saúde, seu planejamento familiar e suas escolhas².
*Os genes, que são transmitidos de pai para filho, são responsáveis pelas características de uma pessoa como cor dos olhos, tipo sanguíneo e risco para outras doenças.
2. A anemia falciforme afeta muitas culturas¹
A doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é especialmente comum entre pessoas afrodescendentes. ¹, ³
3. É possível curar a Anemia Falciforme para certos pacientes¹.
Um transplante de medula óssea, que envolve a coleta de células saudáveis da medula óssea de um doador e sua transferência para um paciente, pode curar a anemia falciforme. No entanto, um transplante de medula óssea pode não ser a melhor escolha para todos os pacientes, uma vez que o procedimento apresenta riscos. Um especialista hematologista pode aconselhar os pacientes sobre a melhor escolha.
Somente o médico poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.
4. A anemia é um sintoma comum da anemia falciforme, mas pode ser tratada¹.
Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos morrem precocemente e os que sobram não são suficientes para transportar oxigênio por todo o corpo, causando anemia. Infecções ou aumento do baço (órgão que armazena glóbulos vermelhos), pode piorar a anemia. As transfusões de sangue são usadas para tratar anemia grave.
5. Uma pessoa com Anemia Falciforme pode SIM viver uma vida longa e de alta qualidade.
Mais de 95% dos recém-nascidos com anemia falciforme somente nos Estados Unidos viverão até a idade adulta. Pessoas com a condição podem diminuir suas chances de dificuldades decorrentes da doença e desfrutar de muitas atividades normais seguindo algumas dicas abaixo:
- Fazer exames regulares com seu médico.
- Seguir tratamentos prescritos pelo médico, usando os medicamentos corretamente.
- Prevenir infecções tomando medidas simples, incluindo lavar as mãos e manter o calendário de vacinação em dia!
- Praticar hábitos saudáveis, como beber de 8 a 10 copos de água por dia e comer alimentos saudáveis.
Lembre-se de buscar ajuda médica sempre que preciso e faça seu tratamento adequadamente, conforme prescrito.
Continue navegando no Cuidamos Juntos e aprendendo mais.
Referências Bibliográficas
Ref ¹ – CDC. 5 Facts You Should Know About Sickle Cell Disease. Disponível em: 5 Facts You Should Know About Sickle Cell Disease | CDC Acesso em março 2024
Ref ² - INISP. O que é aconselhamento genético? Disponível em: O que é aconselhamento genético - Inisp. Acesso em abril 2024
Ref ³ - EBC. Anemia falciforme prevalece na população afrodescendente. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/viva-maria/edicao/2016-11/anemia-falciforme-prevalece-na-populacao-afrodescendente. Acesso em abril 2024.
PP-LTV-BRA-0009