Anemia Falciforme
Aprenda mais sobre a Anemia Falciforme, seus sinais, sintomas, tratamentos e quando buscar ajuda médica.
Entenda o que é Anemia Falciforme
A anemia falciforme é uma doença do sangue que faz parte de um grupo de doenças hereditárias conhecidas como doença falciforme. Essa condição afeta o formato dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis por levar o oxigênio para todas as partes do organismo¹.
Nesta doença, os glóbulos vermelhos (são células presentes no sangue, formadas por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células²) apresentam o formato de foices ou luas crescentes. Essas células falciformes acabam se tornando rígidas e pegajosas, o que pode dificultar ou bloquear o fluxo sanguíneo normal¹.
No Brasil, 1 em cada 100 pessoas apresenta as alterações genéticas decorrentes dessa doença, que impacta principalmente indivíduos descendentes de afro-brasileiros³.
A doença pode afetar pessoas de diferentes maneiras e não segue nenhum padrão fixo. Alguns indivíduos podem apresentar sintomas leves, com menos de uma crise por ano, enquanto outros têm sintomas mais severos com mais de uma crise por mês³.
Uma dúvida comum é: anemia falciforme é câncer? Não, a anemia falciforme não tem relação com o câncer, pois como citado acima, é uma doença hereditária e genética¹.
Principais sinais e sintomas da Anemia Falciforme
Os sinais e sintomas geralmente começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade. Eles variam de pessoa para pessoa e podem mudar com o tempo. Os sinais e sintomas podem incluir¹:
Anemia - As células falciformes se “quebram” facilmente e morrem. Os glóbulos vermelhos geralmente vivem cerca de 120 dias antes de precisarem ser substituídos. Entretanto, as células falciformes normalmente morrem em 10 a 20 dias, deixando uma escassez de glóbulos vermelhos, desenvolvendo assim o quadro de anemia.
Dor - Episódios periódicos de dor extrema, chamados crises de dor, são um sintoma importante. A dor ocorre quando as células bloqueiam o fluxo sanguíneo através de pequenos vasos sanguíneos para o peito, abdômen e articulações. Essas crises de dor podem variar de intensidade e frequência de pessoa para pessoa, e alguns indivíduos precisam de internação em casos de dor intensa.
Inchaço das mãos e pés - O inchaço é causado pelo bloqueio da circulação do sangue nos pés e nas mãos devido às células em formato de foice.
Infecções frequentes - As células falciformes podem danificar o baço, aumentando a exposição a infecções. Bebês e crianças com anemia falciforme geralmente recebem vacinas e antibióticos para prevenir infecções potencialmente fatais, como a pneumonia. Se quiser aprender mais sobre vacinas, acesse: Vacinação | Cuidamos Juntos
Crescimento retardado ou puberdade - Os glóbulos vermelhos saudáveis fornecem ao corpo o oxigênio e os nutrientes necessários para o crescimento. A falta deles pode retardar o crescimento de bebês e crianças e atrasar a puberdade em adolescentes. Aprenda mais sobre distúrbios de crescimento em crianças, acesse: Distúrbio de Crescimento | Cuidamos Juntos
Problemas de visão - Pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos podem ficar obstruídos com células falciformes. Isto pode danificar a retina e levar a problemas de visão.
Principais Sinas e Sintomas da Anemia Falciforme ⁴
- Sequestro esplênico (acúmulo de sangue no baço);
- Úlceras de perna;
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Insuficiência renal progressiva;
- Síndrome torácica aguda (É uma manifestação comum em pacientes de doença falciforme, e pode causar tosse, febre, dor torácica, dificuldade respiratória e cansaço geral)⁵
Quais as causas da Anemia Falciforme? ¹
A doença é causada por uma alteração no gene que diz ao corpo para produzir o composto rico em ferro nos glóbulos vermelhos chamado hemoglobina. A hemoglobina faz com que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A hemoglobina associada à anemia falciforme faz com que os glóbulos vermelhos se tornem rígidos, pegajosos e deformados.
Para que uma criança seja afetada, tanto a mãe quanto o pai devem possuir uma cópia do gene falciforme – também conhecido como traço falciforme – e passar ambas as cópias da forma alterada para a criança.
Se apenas um dos pais transmitir o gene falciforme para a criança, essa criança terá o traço falciforme. Indivíduos com traço falciforme produzem hemoglobina normal e hemoglobina “falciforme”. Por conter algumas células falciformes, geralmente não apresentam sintomas. De qualquer forma, essas pessoas são portadoras da doença, o que significa que podem transmitir o gene aos filhos.
Diagnóstico da Anemia Falciforme
A eletroforese de hemoglobina preconizada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) é realizada para diagnóstico da Anemia Falciforme. A partir dos 4 meses de idade, o diagnóstico pode ser feito por qualquer metodologia existente do exame. Quanto mais rápido for o diagnóstico e a conduta de tratamento e cuidados com a saúde, maiores serão os benefícios para as pessoas portadoras₉.
Anemia Falciforme em crianças
A doença é detectada por meio do teste do pezinho, que deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, de preferência, entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê ³.
O acompanhamento da saúde do bebê com doença falciforme deve ser iniciado já nos dois primeiros meses de vida. A educação dos pais sobre a doença é fundamental, desde a primeira consulta devem ser orientados sobre a importância de manter hidratação e nutrição adequadas e de conhecer os níveis de hemoglobina e sinais de palidez₇. A vacinação também é fundamental nos portadores da condição₇.
A criança com doença falciforme, deve receber todas as vacinas recomendadas no calendário de vacinação, além disso, deve fazer acompanhamento para revisar se recebeu o esquema completo₇. Aprenda mais sobre vacinas aqui: Vacinação | Cuidamos Juntos.
O retorno às consultas de rotina deve ser realizado a cada dois ou três meses nos primeiros três anos de vida. A partir dos 4 anos de idade essa frequência pode ser feita a cada 4-6 meses, ou mais precocemente dependendo das necessidades de cada paciente ₈.
Quando buscar ajuda médica?
É importante buscar ajuda médica de imediato se você ou o seu filho (a) apresentarem sintomas de anemia falciforme, incluindo febre ou sinais e sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) ¹.
O AVC ocorre pela alteração do fluxo de sangue para o cérebro. A condição pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico ¹ ⁰.
Como as crianças com anemia falciforme têm predisposição às infecções, procure atendimento médico imediato se tiver febre superior a 38,5 graus Celsius¹.
Procure atendimento de emergência para sintomas de acidente vascular cerebral, que podem incluir¹:
- Paralisia ou fraqueza de um dos lados do rosto, braços ou pernas.
- Confusão mental
- Dificuldade para andar ou falar.
- Mudanças repentinas de visão.
- Dormência inexplicável.
- Dor de cabeça severa.
Continue navegando em nosso site para aprender mais sobre doenças raras e cuide de sua saúde e dos seus familiares.
Referências Bibliográficas
- Mayo Clinic. Sickle cell anemia. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sickle-cell-anemia/symptoms-causes/syc-20355876. Acesso em 21.12.2023
- Oncoclínicas & CO. Hemácias. Disponível: https://grupooncoclinicas.com/glossario/hemacias-globulos-vermelhos. Acesso em 21.12.2023
- Secretaria de Saúde do RS. Anemia falciforme. Disponível em: https://saude.rs.gov.br/anemia-falciforme. Acesso em 21.12.2023
- LIT Health News. Conheça a Doença Falciforme: sinais, sintomas e tratamento no SUS. Disponível em: https://lithealth.com.br/doenca-falciforme-no-sus/ . Acesso em 21.12.2023
- Faculdade de Medicina UFMG. TAG: SÍNDROME TORÁCICA AGUDA. Acesso em: síndrome torácica aguda – NUPAD (ufmg.br). Disponível em: 21.12.2023
- SciELO - Brasil - Medidas gerais no tratamento das doenças falciformes Medidas gerais no tratamento das doenças falciformes. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhh/a/JgFdTjfnc37QbjbtXSCGJgL/. Acesso em 21.12.2023
- National Institutes of Health - National Heart, Lung and Blood Institute - NIH Publication Nş 02-2117. The Management of sickle cell disease. 4Ş edition. 2002. Acesso em 21.12.2023
- BVS Atenção Primária em Saúde. Qual a importância do exame de eletroforese de hemoglobina na APS? Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-importancia-do-exame-de-eletroforese-de-hemoglobina-na-aps. Acesso em 21.12.2023
- Biblioteca Virtual em Saúde. Acidente vascular cerebral (AVC). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/avc-acidente-vascular-cerebral. Acesso em 03.01.2024
PP-LTV-BRA-0008 - Novembro 2024.