Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma inflamação nos pulmões que pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus e fungos. Imagine seus pulmões, que normalmente são como esponjas leves e cheias de ar, ficando um pouco mais pesados e cheios de líquido. Essa inflamação dificulta a respiração e a troca de gases, podendo causar diversos sintomas. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar você a se informar e lidar com isso!1

Existe mais de um tipo de pneumonia?

Sim. Existem diferentes tipos de pneumonia, cada uma com causas e caraterísticas diferentes. As mais comuns são:2

  1. Pneumonia bacteriana: Geralmente causada por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae. Esse tipo de pneumonia pode ser transmitido por meio de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada ao tossir. 
  2. Pneumonia viral: Provocada por vírus respiratórios, como o vírus da gripe, sua transmissão é semelhante à gripe comum. 
  3. Pneumonia fúngica: Causada por fungos, como o Pneumocystis jirovecci, é mais comum em pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido a doenças que comprometem a imunidade. Esse tipo de pneumonia não é transmitido de pessoa para pessoa, e geralmente ocorre pela inalação de esporos fúngicos presentes no ambiente. 

Sintomas que te convidam a buscar ajuda

Os sintomas da pneumonia podem variar, mas geralmente incluem: 

  • Tosse persistente; 
  • Febre, muitas vezes alta; 
  • Falta de ar; 
  • Uma dor incômoda ao respirar fundo; 
  • Cansaço e fraqueza.  

Em alguns casos, pode haver também expectoração com muco ou sangue, confusão mental (principalmente em idosos) e dor de cabeça.1,3

O que causa a pneumonia?

A pneumonia pode ter diferentes causas, como2: 

  • Bactérias: é a causa mais comum, especialmente em crianças e adultos mais velhos. Streptococcus pneumoniae é a bactéria mais frequentemente responsável pela pneumonia bacteriana.  
  • Vírus: responsáveis por muitos casos de pneumonia em crianças e adultos jovens. O vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus da influenza (vírus da gripe) são exemplos de vírus que podem causar pneumonia.  
  • Fungos: menos comum, geralmente ocorre em pessoas com sistema imunológico debilitado.  
Mulher de máscara tossindo

Existem alguns fatores de risco como:

  • Idade: crianças menores de 2 anos e adultos com mais de 65 anos estão mais sujeitas a desenvolver pneumonia. 
  • Sistema imunológico debilitado: pessoas com doenças crônicas, como diabetes, HIV/AIDS, doenças cardíacas e pulmonares, são mais propensas a desenvolver pneumonia. 
  • Tabagismo: fumar danifica os pulmões e aumenta o risco de pneumonia. 
  • Doenças respiratórias crônicas: pessoas com doenças como asma, bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são mais propensas a desenvolver pneumonia.1

Tratamentos

Os tratamentos podem variar de acordo com o tipo de pneumonia. Normalmente são utilizados1,2: 

  • Antibióticos: para combater as bactérias causadoras de pneumonia; 
  • Antivírus: para combater os vírus causadores da pneumonia; 
  • Antifúngicos: para combater os fungos causadores da pneumonia; 
  • Oxigenoterapia: para fornecer oxigênio extra aos pulmões; 
  • Repouso e hidratação: são medidas importantes para ajudar na recuperação. 

Como prevenir?

Medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da pneumonia, tais como3: 

  • Vacinação contra alguns agentes causadores da pneumonia, como o pneumococo e o vírus da gripe; 
  • Lavagem frequente das mãos com água e sabão; 
  • Proteger o nariz e a boca ao tossir e espirrar; 
  • Evitar contato com pessoas doentes, especialmente de estiver com a imunidade baixa. 

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia é feito com base nos seguintes critérios: 

  • Sintomas como tosse, febre, falta de ar e dor no peito; 
  • Exame físico e ausculta dos pulmões para verificar se há sons anormais; 
  • Raio-X de tórax, exames de sangue e cultura de escarro.1,2

Vacinas que protegem contra a pneumonia

As vacinas são importantes aliadas para nossa saúde. Elas nos ajudam a prevenir infecções e a manter nossos corpos fortes e saudáveis. Existem várias vacinas disponíveis para prevenir a pneumonia, que pode ser bem grave, principalmente em crianças, idosos e pessoas com condições médicas crônicas. Essas vacinas são recomendadas para a prevenção de diferentes tipos de bactérias que podem causar pneumonia e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de complicações associadas à doença.4, 5, 6

É sempre bom lembrar da importância de se conversar com um profissional de saúde para saber mais sobre a disponibilidade e recomendações específicas para a vacinação contra a pneumonia.4, 5, 6

Por que vacinar?

A vacinação não é apenas uma questão de proteção individual, mas também uma forma de cuidado comunitário. Ao vacinar-se, você não apenas protege a si mesmo, mas também contribui para a proteção de toda a comunidade, reduzindo a transmissão de agentes causadores de doenças.7

Lembre-se

Independente do tipo, a pneumonia pode ser uma condição séria, mas com o tratamento adequado, a maioria das pessoas se recupera completamente. Se você ou alguém próximo apresentar algum dos sintomas, consulte um médico o quanto antes.¹
Glossário
  • Esporos fúngicos: são estruturas de reprodução desses micro-organismos (fungos). 
  • Pneumococo: é uma bactéria responsável por atingir principalmente o sistema respiratório, podendo causar otite, sinusite e pneumonia. 
  • Vírus sincicial respiratório (VSR): é um dos principais vírus que causam infecções respiratórias. 
Referências Bibliográficas
  1. PNEUMONIA. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde, 2023. Acesso em: 08 fev. 2024. Disponível em: Pneumonia | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)
  2. PNEUMONIA: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento. Tua Saúde, atualizado em ago. 2022. Acesso em: 08 fev. 2024. Disponível em: Pneumonia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento - Tua Saúde (tuasaude.com)
  3. AFINAL. Friagem causa pneumonia? Clínica CDRA, 03 maio 2023. Aceso em: 08 fev. 2024. Disponível em: Afinal, Friagem causa Pneumonia? (cdra.com.br)
  4. VACINA contra pneumonia está disponível no SUS para pacientes imunodeprimidos. Sociedade Paulista de Reumatologia. [S. d]. Disponível em: Vacina contra pneumonia está disponível no SUS para pacientes imunodeprimidos - Sociedade Paulista de Reumatologia (reumatologiasp.com.br)
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Vacina Pneumo 23 protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite. Brasília, 01 set. 2022. Atualizado em: 03 nov. 2022. Acesso e, 08 fev. 2024. Disponível em: Vacina Pneumo 23 protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite — Ministério da Saúde (www.gov.br)
  6. VACINA contra gripe pode ajudar na prevenção da pneumonia. Jornal da USP, 01 nov. 2018. Acesso em: 08 fev. 2024. Disponível em: Vacina contra gripe pode ajudar na prevenção da pneumonia – Jornal da USP
  7. BRITTO, José A. Alves. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves. Fiocruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQ, Rio de Janeiro. Acesso em 09 fev. 2024. Disponível em: “A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves” (José Augusto Alves de Britto, IFF/ Fiocruz)

PP-UNP-BRA-4560