Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

As infecções relacionadas a Assistência à Saúde é qualquer infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital.  Este tipo de infecção também pode se manifestar durante a internação ou após a alta, desde que estejam relacionadas com a internação ou com os procedimentos realizados durante a internação. 

Elas também podem estar relacionadas com outros procedimentos feitos em ambulatórios, consultórios e outras unidades de atendimento de saúde. 

Alguns fatores podem favorecer a chance de adquirir uma infecção, como:

  • Tempo de permanência do paciente nos serviços de saúde (quanto maior o tempo de internação, maior o risco de se adquirir infecções), 
  • Necessidade de procedimentos invasivos (como o uso de sondas e cirurgias) 
  • Uso excessivo de antibióticos

 

Como ocorre a disseminação destes microorganismos?

Na maioria das vezes, a disseminação pode ocorrer por contato direto (transmitido de uma pessoa a outra por meio do contato direto com as mãos) ou por contato indireto (objetos e superfícies contaminadas). 

 

Como prevenir este tipo de infecções?

Algumas ações podem fazer uma grande diferença na redução da disseminação e prevenção deste tipo de infecção.

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes na prevenção e controle das infecções. É uma ação simples, rápida e de baixo custo.  Todas as pessoas que trabalham em serviços de saúde, e que mantém contato direto ou indireto com o paciente devem sempre higienizar as mãos. Visitantes e acompanhantes também devem seguir esta recomendação.

 

Muitos estudos científicos comprovaram que a higienização das mãos atua diretamente na prevenção da transmissão das infecções, independente do setor em que o paciente se encontre, seja no pronto-socorro, enfermaria ou unidade de terapia intensiva (UTI).

A limpeza do ambiente também é um importante fator de controle de transmissão das infecções. Entretanto, o principal meio capaz de transportar os microorganismos dos objetos e superfícies contaminadas para os pacientes, são as mãos. Por isso, a lavagem das mãos é extremamente importante.

O simples fato de lavar as mãos resulta em qualidade e segurança ao paciente. As mãos podem ser higienizadas com água e sabão ou com solução alcoólica (por exemplo: álcool gel) quando estiverem limpas. O importante é friccionar todas as superfícies das mãos (palmas, dorso, dedos e dedão, ponta dos dedos e punhos). Depois de higienizar as mãos com solução alcoólica, é preciso deixar que elas sequem naturalmente, não sendo necessário o uso de papel toalha.

Algumas outras recomendações também são importantes:

• Ficar informado (a) sobre a doença, fazendo perguntas relacionadas ao tratamento; 

• Se estiver utilizando cateter ou curativo, prestar atenção em qualquer alteração e sinalizar a equipe de saúde;

• Solicitar a familiares e amigos a não visitarem caso estejam doentes ou sintomas (com gripe, por exemplo);

• Evitar tocar olhos, nariz e boca;

Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com papel descartável (ou com o braço);

• Se for fumante, tentar suspender o uso do cigarro;

• Vacinar-se anualmente contra gripe.

Gostou do conteúdo? Continue navegando em nossa sessão sobre Doenças Infecciosas.

Referência Bibliográfica

Saude SP Gov. Infecções Relacionadas a Serviços de Saúde. Orientação para público Geral. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemio…. Acesso em janeiro 2025.

PP-UNP-BRA-5978 - Janeiro 2025.