
Sintomas de Ansiedade - Descubra e recupere o controle da sua vida
Os sintomas de ansiedade podem se manifestar de diversas formas, tanto física quanto emocionalmente.
A ansiedade é um tipo de emoção normal que sinaliza o corpo em casos de alarme, perigo ou ameaça, o que a torna um fator importante de proteção. Entretanto, quando exagerada, pode causar problemas de saúde.¹
Pode causar diversos tipos de sintomas físicos e emocionais, como pensamentos de dúvida, antecipação de problemas ou pensamentos catastróficos associados a mudanças no comportamento.¹
Entenda mais a seguir.
Os transtornos de ansiedade estão entre os mais prevalentes transtornos psiquiátricos. Apesar disso, frequentemente os sintomas de ansiedade não são reconhecidos como problemas de saúde pelos pacientes e familiares, não sendo, infelizmente, diagnosticados e tratados corretamente.¹
Quais são os tipos de ansiedade?²
- as fobias: medo intenso a situações, objetos animados ou situações cotidianas, com evitamento dos mesmos (ex.: andar de avião; por exemplo).
- os ataques de pânico: crises de intensidade grave, com medo intenso, acompanhadas de pensamentos automáticos que podem ser, por exemplo, de morte iminente.
- a perturbação de ansiedade generalizada: sintomas de ansiedade que persistem por vários dias, geralmente com sintomas físicos associados (como cólicas ou alterações de trânsito intestinal; como palpitações; como tonturas e sudação)
- o stress pós-traumático: ansiedade intensa, física, quando um estímulo ativa uma memória traumática.
Quais são os diferentes tipos de sintomas relacionados à ansiedade?²
Pode ser caracterizada por vários tipos de sintomas, ou a combinação deles:
Sintomas Psicológicos
- sensação de medo intenso e apreensão;
- estreitamento da atenção, que fica focada na fonte do medo;
- preocupações persistentes;
- estado de alerta com dificuldade em adormecer;
- irritabilidade (propensão fácil para o indivíduo se irritar);
- evitamento da ameaça ou dos estímulos associados ao perigo;
- ansiedade intensa ao pensar em coisas que geram gatilho do medo (por exemplo, pensar em viajar de avião faz o indivíduo ficar muito ansioso).
Sintomas Físicos
- tensão muscular;
- tremores;
- respiração mais rápida e, devido à respiração ofegante e superficial;
- tonturas e formigueiros;
- batimentos cardíacos acelerados;
- boca seca;
- vontade súbita de ir ao banheiro (urinar ou defecar).
Sintomas Comportamentais
- evitamento da ameaça ou dos estímulos associados ao perigo
-
ansiedade intensa ao pensar em coisas que geram gatilho do medo (por exemplo, pensar em viajar de avião faz o indivíduo ficar muito ansioso).
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, 68% dos brasileiros relatarem sentimento de nervosismo, ansiedade e tensão, porém mais da metade da população nunca procurou um profissional da saúde para lidar com questões relacionadas a transtornos de ansiedade. Além disso, 55,8% das pessoas não buscaram ajuda profissional. Veja os diferentes encaminhamentos, segundo o levantamento³:
- 55,8% das pessoas não procuraram um médico pra tratar do assunto;
- 18,1% respondem que procuraram um profissional, mas não foram diagnosticados com ansiedade;
- 15,3% dizem ter recebido o diagnóstico de ansiedade de um psiquiatra;
- 10,7% afirmam ter recebido o diagnóstico de ansiedade de outro tipo de profissional da saúde.
Qual a causa do transtorno de ansiedade?²
Não há como estabelecer uma etiologia específica para os transtornos de ansiedade. Sabe-se que existem alterações estruturais e funcionais do cérebro. Algumas causas podem ser:
- genéticas: alguns genes podem interferir na ansidade, como aponta alguns estudos.
- trauma: alguns eventos são tão perturbadores e ameaçadores que a ansiedade que causam pode continuar muito depois do evento.
- drogas: alguns tipos de drogas podem causar crises de ansiedade. Até a cafeína em excesso pode fazer alguns sentirem-se desconfortavelmente ansiosos
- problemas de saúde mental: muitos problemas de saúde mental podem estar associados a ansiedade intensa
- problemas físicos: alguns problemas físicos, como as doenças da tiroide podem aumentar a ansiedade.
A ansiedade é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, os números são particularmente preocupantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com os sintomas da ansiedade, representando cerca de 9,3% da população. ⁴
É muito importante buscar ajuda médica a qualquer sinal de ansiedade. Não negligencie sua saúde mental.
Referências Bibliográficas
1 - Min Saúde. Definição - Transtornos de Ansiedade no Adulto. Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/definicao/. Acesso em dez 2024.
2 - Serviço Nacional de Saúde (Portugal). Ansiedade. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-mental/ansiedade/. Acesso em dez 2024.
3 - CNN Brasil. 68% dos brasileiros sentem-se ansiosos e menos da metade busca ajuda, diz pesquisa. Disponível em:https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/68-dos-brasileiros-sentem-se-ansi…. Acesso em dez. 2024
4 – Unifase. Especialista explica a importância de a população buscar ajuda profissional e destaca a reflexão trazida pelo filme Divertidamente 2. Disponível em: https://www.unifase-rj.edu.br/levantamento-da-onu-revela-que-brasil-lidera-casos-de-ansiedade-no-mundo. Acesso em dez. 2024.
PP-UNP-BRA-5856 - Janeiro 2025.