Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Ouça

Quando ouvir falar de alguém lutando contra uma doença, pergunte como a pessoa tem lidado com o diagnóstico. As respostas podem ser as mais diversas. Apenas escute e pergunte se a pessoa quer falar sobre o assunto. Se a resposta for positiva, seja um ouvinte, e não um falante. É tentador querer tranquilizar, mas evite compartilhar todas as histórias e detalhes que você conhece sobre alguém que já lidou com algo semelhante¹,².

Não dê falsas esperanças ou diga coisas como “tenho certeza de que vai dar tudo certo” ou “você precisa ser positivo para vencer este desafio”. Isso pode fazer com a pessoa evite compartilhar suas preocupações e sentimentos verdadeiros¹,².

Agradeça-o por confiar em você, pois muitas vezes a pessoa não se sente confortável para compartilhar suas dores e angústias com alguém. Se a pessoa optar por não falar sobre a doença ou dizer que quer ficar sozinha, diga apenas que você estará disponível quando ela precisar¹,².

 

Se coloque à disposição

Por mais que seja tentador dizer “me avise como eu posso ajudar”, evite perguntar o que você pode fazer pela pessoa, pois ela pode sentir que estará sobrecarregando você. Nem sempre nos sentimos confortáveis para pedir ajuda ou algum apoio. Então diga-lhe o que você pode fazer e quando. Existem várias maneiras de ajudar: seja preparando uma refeição, pegando ou levando os filhos à escola, limpando a casa. Se você é amigo e tem um cuidador ou outra pessoa prestando auxílio, vale pensar em formas de ajudá-los para que eles não se sintam tão sobrecarregados¹,².

Outra maneira de ajudar, por exemplo, é comparecendo às consultas, pois isso fornece apoio emocional e social, além de ajudar com informações que serão transmitidas pelo médico que, muitas vezes, a pessoa pode não ter prestado a atenção necessária. Mas pergunte primeiro se ela gostaria de sua presença ou se prefere ir sozinho, e respeite essa decisão¹,².

A maioria das pessoas não está acostumada a pedir ajuda ou apenas deseja manter o máximo de normalidade e independência possível, fazendo as coisas por conta própria. Respeite¹,².

 

Ofereça apoio, e também um pouco de alegria

Pense em como ajudar seu amigo ou familiar a pensar além da doença. Marque um encontro para assistir a um filme ou a um programa de televisão, dar um passeio ou jogar algo. Falar sobre coisas que não estejam relacionadas à doença também ajuda¹,².

 

Esteja por perto

Tenha em mente que algumas condições, tratamentos e recuperações podem ser demorados. Faça um esforço para não desaparecer. Seu apoio é importante em todas as etapas da jornada de tratamento.1
Esteja por perto sempre que for necessário e faça seu melhor para entender e se adaptar à medida que as necessidades mudam. Saber que tem com quem contar torna as coisas mais fáceis¹.

 

Além disso... ³
• Não chame a atenção para as mudanças físicas, dizendo algo como “pelo menos você perdeu alguns quilos”, ou “você emagreceu”.
• Não dê informações sobre tratamentos não comprovados ou médicos com credenciais questionáveis.
• Não sugira que o estilo de vida da pessoa é responsável pela doença, mesmo que possa ter contribuído. A culpa não vai ser útil.
• Independentemente da maneira como você pode ajudar, a coisa mais importante é que você faça algo que contribua para tornar mais fácil o enfrentamento a esse desafio.

Referências Bibliográficas

1. Fredland E. 5 Ways to Support a Friend with a Serious Illness [internet]. In: Southwestern Vermont Health Care. Bennington, VT, EUA, 2020 jan 8. Disponível em: https://svhealthcare.org/Classes-Events/5-ways-to-support-a-friend-with…. Acesso em: 2023 maio.
2. Cabotaje A. How to Support Someone After a Difficult Diagnosis [internet]. In: Right as Rain. Universidade de Washington. Seattle, 2019 jun. 24. Disponível em: https://rightasrain.uwmedicine.org/life/relationships/helping-friend-wi…. Acesso em: 2023 maio.
3. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). 9 coisas que você nunca deve falar para uma pessoa com câncer [internet]. São Paulo, 2019 maio 6. Disponível em: https://www.abrale.org.br/noticias/9-coisas-que-voce-nunca-deve-falar-p…. Acesso em: 2023 maio

PP-UNP-BRA-2061