Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

A arteterapia é uma modalidade de terapia com mais de setenta anos de história e faz parte de uma das quatro terapias criativas: Arteterapia, Musicoterapia, Dramaterapia e Dança-Movimentoterapia²

A atividade artística possui qualidades terapêuticas em si e, portanto, os profissionais que prestam esta terapia não necessitam ter formação específica em arte. Pode ser realizada tanto em grupo quanto em sessões individuais e com pacientes com diferentes objetivos².

Seu objetivo é facilitar a expressão e reflexão através de recursos e elementos artísticos na companhia de um arteterapeuta qualificado. Portanto, a prioridade é colocada no processo criativo da pessoa e não no valor estético do produto. Nesse tipo de terapia, a arte é combinada com a psicoterapia, integrando principalmente as contribuições da psicanálise, da psicologia humanista e da Gestalt-terapia¹.

 

Como ela funciona?

A arteterapia pode ser implementada de duas maneiras. Por um lado, pode ser utilizada com base nas artes visuais ou plásticas; pintura, gravura, modelagem, design, máscaras, fantoches. E por outro lado, você pode focar no termo “conexão criativa”, que se refere ao uso articulado de artes expressivas; escrita, pintura, movimento, som e meditação¹.

As artes visuais possibilitam a criação de conexão com cores e formas, que estão ligadas ao universo emocional. Dessa forma, as emoções reprimidas são transformadas em energia construtiva¹.

 

Quais são seus benefícios? 

A arteterapia gera múltiplos efeitos positivos que promovem o bem-estar geral, como¹:

● Adotar uma atitude criativa frente ao envelhecimento e à morte pode reduzir experiências de tristeza e depressão, contribuindo para a construção de um sentido de vida nos pacientes idosos.

● Em crianças com problemas de aprendizagem, esta abordagem ajuda na flexibilidade cognitiva, a espontaneidade, a organização e a melhorar a comunicação.

● Cria um espaço para brincadeiras e risadas junto com outras emoções positivas.

● Protege o sistema imunológico e previne doenças físicas e mentais, pois é uma atividade que gera prazer e diversão.

● Beneficia pacientes com condições médicas (câncer, HIV -vírus da imunodeficiência humana-, doenças cardiovasculares, doenças de Alzheimer e Parkinson).

● Enriquece a percepção, a memória e a linguagem.

● Promove o funcionamento viso-motor em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral.

● Ajuda a externalizar a angústia, a raiva, a frustração, as tendências depressivas, a culpa e a estigmatização social que os pacientes que contraíram o VIH (vírus da imunodeficiência humana) costumam ter.

● Colaborar para navegar por experiências de perda, mudanças corporais e questões existenciais.

● No que diz respeito aos doentes oncológicos, as artes plásticas ajudam a explorar o passado, o presente e o futuro, integrando a condição na história de vida e tentando construir um significado para a situação que a pessoa vive.

Ao trabalhar com arte não existem respostas certas ou erradas, qualquer trabalho que seja seu pessoal é valorizado e utilizado para aprofundar o conhecimento de si mesmo¹. Fale com seu médico sobre a possibilidade de usar a arteterapia como uma poderosa aliada no seu tratamento.

Faça o teste de saúde mental aqui: www.entendasuasaude.com.br/saude-mental

Referências Bibliográficas:

1.    Universidad de Buenos Aires (UBA). “Beneficios del arteterapia sobre la salud mental”. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-054/212.pdf. Acesso em março 2024

2.    ATE (Asociación Profesional Española de Arteterapeutas) “¿Qué es Arteterapia?”. Disponível em: https://arteterapia.org.es/que-es-arteterapia/ Acesso em março 2024

PP-UNP-BRA-4649 - Março 2024