Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Afinal, quando você deve se preocupar e procurar atendimento médico?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o paciente deve buscar a avaliação de um especialista nos seguintes casos:

  • Desconforto causado pelos sintomas, prejudicando o sono e a realização de atividades diárias.
  • Dores na pele.
  • Suspeita de infecção na pele.

Sempre que tiver dúvida, procure um médico!

Assim que agendar a consulta, prepare-se para aproveitar ao máximo o seu atendimento, esclarecendo todas as dúvidas para garantir o entendimento total das etapas do tratamento. O diagnóstico e o acompanhamento da dermatite atópica é realizado por uma equipe multiespecialista, formada por dermatologista, alergologista-imunologista e adicionalmente o pediatra para pacientes infantis.

De preferência, faça uma lista com os tópicos para se lembrar de conversar sobre todos eles:

  • Anote quando os sintomas começaram e quais foram.
  • Qual a intensidade de seus sintomas?
  • Sua família tem histórico de alergia ou asma?
  • Você utiliza produtos para a pele?
consulta médica
Entenda a importância da relação médico e paciente

Por ser uma doença crônica, ainda não possui cura definitiva, mas o acompanhamento com o médico especialista e o tratamento adequado promovem o controle dos sintomas. É importante criar um vínculo com o seu médico, definindo metas e sendo transparente sobre sua condição e sentimentos envolvendo a doença.

O paciente deve entender que o tratamento da dermatite atópica é coordenado por um médico, porém é multifatorial, envolvendo outros especialistas. A doença também está associada a outras alergias, como rinite, sinusite e bronquite.

Em razão do impacto emocional e social causado pela presença dos sintomas, torna-se fundamental a assistência de um psicólogo para acompanhar o paciente, principalmente nos momentos de crise. O tratamento é feito com uso de medicamentos, como cremes e pomadas aplicados diretamente na lesão, além de corticoides, anti-histamínicos e imunossupressores, dependendo da gravidade dos sintomas.

Faça um diário listando suas dúvidas mais recorrentes, sentimentos e relatos sobre o enfrentamento da doença. Esse cuidado é absolutamente necessário para que o seu médico acompanhe a sua rotina, evitando que você se esqueça de algum detalhe importante que influencie na indicação do tratamento mais recomendado para o seu caso.

Referências Bibliográficas

  1. Dermatite atópica. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em https://www.sbd-sp.org.br/geral/dermatite-atopica-sintomas-causas-e-tratamentos/. Acessado em 13/09/2023.
  2. Qual é a importância da relação médico x paciente nos casos de dermatite? Cuidados pela Vida. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/importancia-medico-paciente-dermatite. Acessado em 13/09/2021.

PP-UNP-BRA-3164