Conversando com seu médico
Você conhece melhor que ninguém a sua própria experiência com alopecia areata. Lembre-se de conversar com o dermatologista sobre a evolução da sua queda de cabelo, suas metas com o tratamento e o impacto da alopecia areata na sua vida. Conversar sobre sua experiência pode ajudar o médico a compreender melhor suas necessidades e fazer as recomendações mais apropriadas.
Prepare perguntas
Escreva suas dúvidas sobre a alopecia areata ou sobre seus tratamentos e leve com você para a consulta.
Evolução da sua queda de cabelo
Conversando com seu médico sobre seu mais recente episódio de queda de cabelo, incluindo o local, a frequência, a rapidez e quanto tempo durou a queda de cabelo. Você também pode mostrar suas fotos da Galeria de imagens do cabelo e criar um documento personalizado para compartilhar com seu médico.
Converse sobre o impacto
A queda de cabelo é uma experiência pessoal, por isso, lembre-se de conversar sobre o impacto da alopecia areata em você, especialmente se ela afeta sua confiança, vida social ou carreira. Você pode registrar esse impacto diariamente, seja ele bom ou ruim, com o Rastreador de humor e criar um documento personalizado para compartilhar com seu médico.
Lista de medicamentos
Faça uma lista de todos os medicamentos que você usa e leve-a com você na próxima consulta.
Dicas sobre telemedicina
Nem sempre é possível ter uma consulta presencial com seu médico. Veja aqui algumas sugestões para ter uma boa consulta por telemedicina:
Escolha um local bem iluminado - Lembre-se de ficar em um local bem iluminado para que o médico possa ver suas áreas de queda de cabelo.
Verifique se seu dispositivo funciona bem - Verifique se sua conexão à internet, seu celular e seu computador estão funcionando bem.
Procure um local sossegado e reservado - Escolha um local sossegado, reservado, sem distrações ou fluxo de pessoas.
Reúna seus registros médicos
Antes da consulta, tenha com você seus registros médicos, uma lista dos seus medicamentos atuais e anotações com perguntas que você queira fazer.
Como encontrar o médico certo
Essa doença autoimune afeta os folículos pilosos da pele. E por isso que os dermatologistas, médicos que diagnosticam e tratam problemas de pele, são qualificados para tratar alopecia areata. Em alguns casos, o clínico geral também diagnostica e trata alopecia areata.
Referências
- Meah N, Wall D, York K, et ai. The Alopecia Areata Consensus of Experts (ACE) study: results of an international expert opinion on treatments for alopecia areata. J Am Acad Dermatol 2020;83(1) :123-130.
- Messenger AG, McKillop J, Farrant P, et ai. British Association of Dermatologists' guidelines for the management of alopecia areata 2012. Br J Dermatol. 2012;166(5):916-926.
PP-LGF-BRA-0016