Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Viver com a doença falciforme pode ser um desafio. Mas existem etapas que você pode seguir para viver a vida mais saudável possível. Doenças comuns, como a gripe, podem rapidamente tornar-se perigosas para uma pessoa com doença falciforme. A melhor defesa é tomar medidas simples para ajudar a prevenir infecções.

Veja as dicas abaixo! ¹

 

Dicas para prevenir infecções

1) Lavagem das mãos

Lavar as mãos é uma das melhores maneiras de ajudar a prevenir uma infecção. Pessoas com doença falciforme, seus familiares e outros cuidadores devem lavar as mãos com sabão e água limpa várias vezes ao dia. 

Veja o passo a passo para lavagem das mãos: Saúde orienta sobre importância da higienização das mãos - Secretaria da Saúde do Ceará (saude.ce.gov.br)

Recomendação para lavagem das mãos:

ANTES

  • Cozinhar
  • Comer

DEPOIS

  • Usar o banheiro
  • Assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Cumprimentar outras pessoas
  • Tocar em coisas que possam transmitir germes, como: fraldas ou uma criança que usou o banheiro, alimentos que não são cozidos (carne crua, ovos crus ou vegetais não lavados), animais ou resíduos de animais e lixo, por exemplo.

 

2) Cuidados com a Alimentação

As bactérias, chamadas salmonelas, presentes em alguns alimentos podem ser muito prejudiciais para crianças com doença falciforme. Algumas dicas para se alimentar de forma segura:

  • Lavar as mãos, tábuas de corte, balcões, facas e outros utensílios depois de tocar em alimentos crus.
  • Lavar bem os vegetais e frutas antes de comê-las.
  • Cozinhar a carne até que esteja bem passada. 
  • Não comer ovos crus ou malcozidos. Ovos crus podem estar escondidos em molho holandês caseiro, césar e outros molhos para salada caseiros, sorvete caseiro, maionese caseira, massa de biscoito e coberturas.
  • Não tomar leite não pasteurizado ou outros produtos lácteos (queijo). Certifique-se de que esses alimentos tenham um rótulo que diga que são “pasteurizados”.

 

3) Répteis

Bactérias chamadas salmonelas, presentes em alguns répteis, podem ser prejudiciais para crianças com anemia falciforme. Certifique-se de que as crianças fiquem longe de tartarugas, cobras e lagartos.

 

4) Vacinas

As vacinas são uma ótima maneira de prevenir muitas infecções graves. Crianças e adultos com doença falciforme devem tomar todas as vacinas recomendadas, incluindo a vacina contra a gripe. Pessoas com doença falciforme são consideradas de “alto risco” para certas infecções e devem seguir um calendário especial de vacinação para as seguintes vacinas:

  • Haemophilus influenzae tipo b (Hib)
  • Vacinas pneumocócicas
  • Vacinas meningocócicas

5) Penicilina

A Penicilina (ou outro antibiótico prescrito por um médico) pode ser administrada diariamente para prevenir infecções, nos primeiros 5 anos de vida, entretanto, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento.

 

Dicas gerais para acompanhar a sua condição²

 

1. Tenha um bom acompanhamento médico

A doença falciforme é uma doença complexa. Cuidados prestados por médicos e enfermeiros que sabem muito sobre a doença podem ajudar a prevenir alguns problemas graves. Muitas vezes a melhor escolha é um hematologista (médico especializado em doenças do sangue) que trabalha com uma equipe de especialistas.

 

2. Faça exames regulares

Exames regulares de saúde podem ajudar a prevenir alguns problemas sérios.

  • Bebês, desde o nascimento, até 1 ano de idade devem consultar um médico a cada 2 a 3 meses.
  • Crianças de 1 a 2 anos devem consultar um médico pelo menos a cada 3 meses.
  • Crianças e adultos a partir dos 2 anos de idade devem consultar um médico pelo menos uma vez por ano.

 

3. Hábitos saudáveis

Pessoas com doença falciforme devem beber de 8 a 10 copos de água todos os dias e comer alimentos saudáveis. Tente não ficar muito cansado (a) e evite exposições ao calor ou frio excessivos.

As crianças podem e devem praticar atividades físicas para ajudar a manterem-se saudáveis. Porém, é importante não exagerar e sempre conversar com o médico hematologista para entender o melhor tipo de exercício físico mais adequado.

Continue lendo nosso conteúdo para aprender mais sobre Anemia Falciforme

Referencias Bibliográficas

¹ CDC. Infections and Sickle Cell Disease. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/sicklecell/healthyliving-prevent-infection.h…. Acesso em março 2024.

² CDC. Sickle Cell Diseases. Living well with sickle cell disease. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/sicklecell/healthyliving-living-well.html. Acesso em março 2024.

PP-UNP-BRA-4677