Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

A amiloidose cardíaca é uma doença caracterizada pelo depósito de proteínas conhecidas como fibrilas de amiloide em diferentes tecidos, como coração, sistema nervoso e trato gastrointestinal. Para entender mais, leia este conteúdo.¹

Existem diferentes doenças que podem levar ao depósito anormal de proteínas no coração, a maioria delas muito rara, mas a prevalência de alguns subtipos em especial tem aumentado muito.¹

A amiloidose cardíaca é considerada rara, mas pode estar subestimada pois apresenta sintomas que são comuns e podem ser confundidos com outras condições, dificultando o seu diagnóstico.

 

Quais são as causas?²

Com a aglomeração destas proteínas chamadas amiloidoses nos tecidos, o tecido normal acaba sendo substituído, o que leva à falência do órgão afetado. A amiloidose cardíaca ("síndrome do coração rígido") ocorre quando os depósitos de amiloide tomam o lugar do músculo cardíaco normal.

A amiloidose cardíaca pode afetar a forma como os sinais elétricos se movem através do coração (sistema de condução). Isto pode levar a batimentos cardíacos anormais (arritmias) e sinais cardíacos defeituosos (bloqueio cardíaco).

  • A condição pode ser herdada (ou seja, de origem genética)
  • Pode se desenvolver como resultado de outra doença, como um tipo de câncer nos ossos e no sangue, ou como resultado de outro problema médico que causa inflamação. 
  • A amiloidose cardíaca é mais comum em homens do que em mulheres. 
  • A doença é rara em pessoas com menos de 40 anos.

 

Dificuldade no diagnóstico³

Estudos feitos com portadores de AC mostraram aspectos clínicos comuns com outras doenças cardíacas, dificultando assim o diagnóstico, que muitas vezes é tardio.

Pessoas com Amiloidose Cardíaca apresentam sintomas variáveis e de difícil diagnóstico por serem confundidos com patologias mais comuns, como por exemplo: hipertensão arterial sistêmica, broncopneumonia, insuficiência cardíaca descompensada, hemocromatose, endomiocardiofibrose, entre outras condições.

 

Quais são estes sintomas?²

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas podem incluir:

  • Micção excessiva à noite
  • Fadiga
  • Capacidade reduzida de exercício
  • Palpitações (sensação de sentir batimentos cardíacos)
  • Falta de ar com atividade
  • Inchaço do abdômen, pernas, tornozelos ou outra parte do corpo
  • Dificuldade para respirar enquanto está deitado

 

Prognóstico da Amiloidose Cardíaca²

No passado, pensava-se que a amiloidose cardíaca era uma doença intratável, no entanto, os avanços têm mudado o cenário. Diferentes tipos de amiloidose podem afetar o coração de diferentes maneiras. 

Alguns tipos são mais graves que outros e muitas pessoas podem ter uma boa qualidade de vida durante vários anos após o diagnóstico. Para isso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são fundamentais.

 

Quando procurar ajuda de um médico?²

Entre em contato com um cardiologista se você tiver esse distúrbio e desenvolver novos sintomas, como:

  • Tontura ao mudar de posição
  • Ganho excessivo de peso
  • Perda excessiva de peso
  • Desmaios
  • Problemas respiratórios graves

 

Qual médico é responsável por diagnosticar e tratar a Amiloidose Cardíaca?

A cardiologia é uma especialidade médica responsável por tratar o coração e suas doenças. Este profissional se especializa no sistema cardiovascular (veias, artérias e coração). 

Ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que atinjam essa parte do corpo humano. Dentre suas atribuições estão o diagnóstico do paciente, que deve considerar o histórico de saúde familiar e pessoal, com os sintomas e os resultados dos exames que forem prescritos.

 

Gostou do conteúdo? Continue acessando o Cuidamos Juntos e aprenda mais sobre Doenças Raras.

Referências Bibliográficas

1. Pinto, IM; Smanio, PPE; Vilela, AA et al. AMILOIDOSE CARDÍACA: AINDA UMA DOENÇA RARA?. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo 2021;31(2):187-97. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/03/1362167/rev-soc-cardiol-esta…. Acesso em janeiro 2025.

2. PennMedicine. Cardiac Amyloidosis. Disponível em: https://www.pennmedicine.org/for-patients-and-visitors/patient-informat…. Acesso em janeiro 2025.

3. Junior, ESP; Silva, MVS; C, PA. AMILOIDOSE CARDÍACA: ETIOLOGIA, ASPECTOSCLÍNICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Disponível em:  https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4964/4313. Acesso em janeiro 2025.

4.  Centro de Cardiologia. Cardiologia: o que é e como ela atua? Disponível em: https://cardiologiahmt.com.br/cardiologia/cardiologia-o-que-e. Acesso em janeiro 2025.

PP-VYN-BRA-1755 - Janeiro 2025.