Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Enfrentar o diagnóstico e o tratamento do câncer não é simples, mesmo quando não somos nós os pacientes. Acompanhar de perto esse processo é mais do que estar ao lado. É ouvir e agir, além de falar. É medir cada palavra para acolher na medida certa. Pensando nisso, listamos dez expressões e comportamentos que podem ser evitados durante o convívio com os pacientes oncológicos.

 

 

  1. Evite a pergunta “como você está?”

Essa deve ser a pergunta mais ouvida pelos pacientes com câncer. Imagine o quanto deve ser difícil respondê-la. Por isso, evite fazê-la com tanta frequência.

  1. Não faça comparações com outros pacientes

Evite comparações com o tratamento de outras pessoas. Existem diversos tipos de câncer. Cada tratamento tem suas particularidades.

  1. Não chame atenção para mudanças físicas

Emagrecer porque está em tratamento não é positivo. Os pacientes em tratamento passam por diversas mudanças físicas que, muitas vezes, geram desconforto. Evite comentá-las.

  1. Não diga que o paciente tem sorte por ter um tipo de câncer e não o outro

Coloque-se no lugar do paciente. Você realmente acha que é sorte ter câncer? Mesmo que seja um câncer de fácil tratamento, ser diagnosticado com câncer nunca é fácil.

  1. Não diga “eu sei como você se sente”

Você não sabe. Ninguém sabe como o paciente se sente, mesmo quem já passou por tratamento de câncer. Cada experiência é única. Melhor seria perguntar: você quer falar como está se sentindo?

  1. Não repasse informações não comprovadas cientificamente

Colaborar com o tratamento é incentivar a adesão ao que realmente tem eficácia científica comprovada.

  1. Não diga que o estilo de vida do paciente é a causa da doença

Não é simples assim. O câncer de pulmão, por exemplo, nem sempre é causado pelo tabagismo. Muitos fatores influenciam os riscos de desenvolver câncer.

  1. Evite a “positividade tóxica”

Imagina se o paciente pensar positivo o tempo todo e o tratamento não correr bem? A pessoa pode se sentir culpada. Em vez de dizer “pense positivo”, seria melhor dizer “estou ao seu lado, não importa o que aconteça.”

  1. Evite o silêncio e evite se afastar

Algumas pessoas se afastam e ficam caladas porque estão angustiadas com a situação ou por não saberem o que dizer. Em vez de não dizer nada, o paciente pode se sentir mais confortável ouvindo um “não sei o que dizer” ou “sinto muito que isso tenha acontecido”.

  1. Não diga “você está tão bem, nem parece que está com câncer”

Essa pode parecer uma frase simpática, mas não é bem assim. A aparência nem sempre reflete o que a pessoa está sentindo. O paciente pode estar lidando com vários desafios, como dor, náusea, cansaço. Essa pergunta pode minimizar o esforço diário que é feito para lidar com tudo isso. O ideal seria perguntar “posso ajudar em algo?”.

 

As palavras importam. Vamos juntos aprender como lidar melhor com este momento tão delicado.

 

Referências Bibliográficas
  1. 9 coisas que você nunca deve falar para uma pessoa com câncer. Abrale. Disponível em: https://www.abrale.org.br/noticias/9-coisas-que-voce-nunca-deve-falar-para-uma-pessoa-com-cancer/. [Acesso em: setembro de 2023]
  2. O que não dizer a uma pessoa com câncer. Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-nao-dizer-a-uma-pessoa-com-cancer/16041/7/. [Acesso em: setembro de 2023]

PP-UNP-BRA-3814 - Dezembro/2023