Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

O que é câncer do colo do útero

O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV, que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer de colo do útero tem grandes chances de cura. Portanto, é importante fazer regularmente o Papanicolau, que é o exame para rastrear alterações nas células do colo do útero. Veja quais são os outros fatores de risco para o câncer de colo de útero e a quais sinais ficar atenta para procurar o médico.

Como o câncer de colo de útero se desenvolve?

O colo uterino é a parte inferior do útero localizada junto à cúpula da vagina, com a qual se comunica por meio de um conduto, o canal cervical, por onde penetram os espermatozoides e sai o sangue menstrual. A parte externa do colo, que fica em contato com a vagina, chama-se ectocérvice; sua parte interna é a endocérvice. O local em que o canal cervical se abre para a vagina recebe o nome de zona de transformação, área em que se desenvolve a maioria dos tumores do colo uterino.

Os cânceres do colo uterino se originam nas células que forram essa área: o epitélio. A parte que está em contato com a vagina (a ectocérvice) é revestida por um epitélio escamoso (semelhante ao da vagina), que pode dar origem ao câncer de células escamosas. O epitélio da parte interna do colo de útero (endocérvice) é um epitélio glandular e pode dar origem a outro tipo de câncer do colo uterino: o adenocarcinoma.

Figura ilustrando o útero

Fatores de risco para o câncer de colo de útero

A infecção pelo vírus HPV tem papel importante no desenvolvimento anormal das células do colo do útero e na sua possível transformação em células cancerosas. Quase todos os casos de câncer de colo do útero estão relacionados ao HPV. Porém, nem toda infecção evolui para o câncer.

A principal forma de prevenção contra o HPV é o uso de preservativo nas relações sexuais. Além disso, a vacina contra o vírus é distribuída gratuitamente pelo SUS para os seguintes grupos:

- Meninas de 9 a 14 anos
- Meninos de 11 a 14 anos
- Mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos
- Homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos

Além da infecção pelo vírus HPV, outros fatores de risco para o câncer de colo de útero são:

- Atividade sexual com múltiplos parceiros;
- Atividade sexual sem proteção;
- Tabagismo;
- Más condições de higiene;
- Ser portadora do vírus HIV;
- Infecção por clamídia;

Sinais e sintomas do câncer de colo de útero

Por ser uma doença de desenvolvimento lento, a fase inicial do câncer de colo de útero não costuma apresentar sinais e sintomas. Em estágios mais avançados ou quando já acometeu outras regiões, a doença pode causar:

  • Sangramento vaginal anormal
  • Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Sangramento após a relação sexual
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor na região pélvica
  • Em casos de doença avançada os sinais e sintomas podem incluir:
  • Inchaço das pernas.
  • Problemas ao urinar ou evacuar
  • Sangue na urina

Esses sinais e sintomas não são exclusivos do câncer de colo de útero, também podem acontecer devido a outros fatores. Mas, caso perceba algum deles, procure um ginecologista para ele identificar o motivo e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Mulher com dor na barriga

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo de útero

A melhor forma de diagnosticar o câncer de colo do útero precocemente é fazer exames de Papanicolaou periódicos, que podem ser combinados com o teste para HPV. Como o exame de Papanicolaou se tornou rotineiro no país, diagnosticar lesões pré-invasivas (pré-cancerígenas) do colo do útero se tornou muito mais comum do que diagnosticar um câncer invasivo. Estar alerta para quaisquer sinais e sintomas de câncer de colo do útero também pode evitar atrasos desnecessários no diagnóstico da doença. A detecção precoce melhora as chances de sucesso do tratamento e impede que as alterações precoces das células do colo do útero se tornem cancerígenas.

Em caso de diagnóstico positivo para câncer, o médico poderá pedir outros exames para verificar a extensão da doença, como:

  • Radiografia de tórax
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
  • Urografia intravenosa

Tratamentos para o câncer de colo de útero

O médico deverá discutir com o paciente todas as opções disponíveis para tratamento. A decisão do melhor caminho a se seguir leva em consideração alguns fatores como: a idade do paciente, estado de saúde geral e suas preferências pessoais.

As principais opções são:

  • Cirurgia
  • Radioterapia
  • Quimioterapia
  • Terapia Alvo
  • Imunoterapia

 

Elas podem ser realizadas separadamente ou em conjunto, dependendo do estágio da doença. É importante saber que em função das opções de tratamento definidas para cada paciente, uma equipe médica multidisciplinar deve ser formada incluindo alguns especialistas como: ginecologista, oncologista, cirurgião e radioterapeuta. Muitos outros profissionais poderão estar envolvidos durante o tratamento, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.
Tomando decisões sobre o tratamento.

Referência Bibliográfica
  1. Câncer do colo do útero. Gov.br. Disponível em https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 25/07/2023.
  2. Guia Prático sobre o HPV. INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/g…. Acesso em 25/07/2023.
  3. Sobre o Câncer do Colo do Útero. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/766/128/. Acesso em 25/07/2023.
  4. Vacina contra o HPV agora será disponibilizada para mais mulheres. Saude Abril. Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-contra-o-hpv-agora-sera-disp… . Acesso em 25/07/2023
  5. Câncer de colo do útero | O que é? Instituto Vencer O Câncer. Disponível em https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-colo-do-utero-o-…. Acesso em 21/08/2023.
  6. Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-do-colo…. Acesso em 21/08/2023.
  7. Exames de Imagem para Câncer do Colo do Útero. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-cancer-de-col…. Acesso em 21/08/2023.
  8. Tratamentos do Câncer de Colo do Útero. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamentos/768/128/. Acesso em 28/08/2023.
     

PP-UNP-BRA-2872 - Agosto/2023