Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

A palavra proibida

Pode parecer estranho pensar nisso em pleno século 21, mas o próprio nome, câncer, já foi considerado uma palavra proibida ("aquela doença", sabe?). Muitas vezes usado em um sentido negativo (como "o câncer da sociedade"), essa palavra já carregou diversos estigmas.

Embora o sentimento tenha diminuído com o tempo, um tabu ainda cerca a doença e dificulta tanto a informação sobre o assunto, como pode também aumentar o fardo de uma doença que já tem tantos desafios.

Foi pensando nisso que a Pfizer decidiu estimular o diálogo e construir conversas francas sobre o câncer, mostrando que ninguém está sozinho nessa jornada e que falar sobre isso pode ser o primeiro passo para encarar o diagnóstico, entender, e lidar com o impacto da doença e também ajudar amigos e familiares que estejam passando por esse desafio.

Afinal, o medo do que não é dito, do desconhecido, pode ser maior que o desconforto de enfrentar de frente a doença. Atualmente as terapias disponíveis mostram uma grande evolução na forma de tratar, fazendo com que o diagnóstico não seja mais uma sentença.

Conheça nosso perfil no Instagram

Um lugar acolhedor para se conectar com outras pessoas, esclarecer dúvidas e se manter informado. Siga o nosso perfil no Instagram e vem com a gente nessa jornada!

Acessar o Instagram
Figura de mão segurando celular navegando na tela do perfil @Borafalardecancer

Bora saber mais sobre o câncer?

Entenda as diferenças entre os tipos de câncer, seus sintomas, diagnóstico, tratamentos e até algumas formas de prevenção.

Saber mais
mulher e paciente com câncer sorrindo
Referências Bibliográficas
  1. Instituto Vencer o câncer. Como contar aos filhos o diagnóstico de câncer. Disponível em: https://vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/como-contar-aos-filh…. Acesso em: janeiro de 2022. 
  2. Câncer: as inovações na prevenção e no tratamento que melhoram chances de pacientes. Disponível em www.bbc.com/portuguese/brasil-63990041. Acesso em 03/05/2024.
  3. Jornal da USP. Estigmas e tabus: por que o câncer de ontem não é o mesmo de hoje. Disponível em www.jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/estigmas-e-tabus-por-que-o-…. Acesso em 06/06/2024.

PP-UNP-BRA-4987 - Maio/2024