Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Mito. Proteger as crianças da chuva e do sereno para evitar a pneumonia e outras doenças infectocontagiosas é um dos conselhos mais ouvidos pelos pais. Inclusive, uma pesquisa recente realizada pelo IBOPE Conecta revela que seis a cada dez pais têm a falsa percepção de que esses são os fatores que mais expõem as crianças às infecções.

Na verdade, a pneumonia é causada por vírus, fungos ou bactérias. Essa infecção respiratória acomete em especial as crianças menores de cinco anos, que possuem o sistema imune em desenvolvimento. Depois da meningite, a pneumonia é a enfermidade mais temida pelos pais, segundo a pesquisa do IBOPE.

O agente causador da pneumonia pode variar conforme a idade. De modo geral, os quadros de origem viral são os mais frequentes e mais leves. Aquelas causadas por bactérias são associadas aos casos mais graves. Vale lembrar que o resfriado, a gripe e outras doenças respiratórias virais facilitam a infecção por bactérias. Por vezes, a pneumonia bacteriana aparece como uma complicação da gripe.

A vacinação pode prevenir alguns tipos de pneumonia, por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabelecem recomendações de vacinas específicas para cada patologia.

Para mais informações sobre as vacinas recomendadas, doses e agendamentos, é importante conversar com um médico ou profissional de saúde, que poderão fornecer orientações de acordo com cada situação.

Confira as principais informações sobre vacinação em: Vacinação: tudo o que você precisa saber para se proteger.

Referências Bibliográficas
  1. Agência AIDS. Pesquisa do IBOPE revela despreparo do brasileiro com a saúde infantil. 2018. Disponível em: Pesquisa do IBOPE revela despreparo do brasileiro com a saúde infantil – Agência AIDS (agenciaaids.com.br) Acesso em março de 2024.
  2. FIOCRUZ. Pneumonia: especialista esclarece sintomas e formas de prevenção. Disponível em: Pneumonia: especialista esclarece sintomas e formas de prevenção (fiocruz.br) Acesso em março de 2024.

PP-UNP-BRA-4642