Criança que toma antibiótico pode ser vacinada?
Quando se trata de vacinação de crianças que estão tomando antibióticos, os pais podem ter dúvidas sobre a segurança e eficácia do processo. No entanto, é importante destacar que o uso desses medicamentos não deve ser um impedimento para a imunização de seus filhos, desde que estejam saudáveis.
✔️ Verdade. O antibiótico não é motivo para os pais deixarem de imunizar seus filhos, principalmente, se eles estiverem bem. Mas vale ficar atento se o pequeno estiver com febre, neste caso, é preciso esperar pela sua recuperação antes de administrar a vacina.
Os pais também devem conversar com o pediatra antes de imunizar crianças que estão tomando altas doses de corticoide, uma vez que esse medicamento pode comprometer o funcionamento do sistema imunológico, reduzindo a imunidade conferida pela vacina. Inclusive, algumas vacinas, como a contra febre amarela, são contraindicadas para os pacientes que fazem uso de corticoides em doses elevadas e prolongadas.
Confira as principais informações sobre vacinação em: Vacinação: tudo o que você precisa saber para se proteger.
Outras dúvidas sobre vacinação?
Confira as respostas para outros mitos e verdades sobre a vacinação
Referências Bibliográficas
- FIOCRUZ. Vacina da gripe: pediatra infectologista responde às principais dúvidas. Disponível em: Vacina da gripe: pediatra infectologista responde às principais dúvidas (fiocruz.br) Acesso em março de 2024.
- FIOCRUZ. Uso corticoides. Posso tomar a vacina? Disponível em: Uso corticoides. Posso tomar a vacina da febre amarela? O uso de corticoides é contraindicação? - Perguntas e respostas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Acesso em março de 2024.
PP-UNP-BRA-4642