Conheça 5 fake news sobre saúde e saiba como checar informações
Fake news sobre saúde são notícias que espalham informações falsas ou erradas sobre doenças, prevenção ou tratamento, o que pode causar riscos sérios para seu bem-estar. Veja quais são algumas dessas notícias e formas de checar se as informações são verdadeiras.
Fake news 1 – Vacinas causam autismo
Esse é um boato antigo, que surgiu em 1998, porém, muitos estudos já o desmentiram ao longo desses anos. Em uma pesquisa recente, com mais de 650 mil crianças, comprovou que a vacina não causa autismo. A vacinação é uma das melhores formas de estar protegido contra diferentes vírus e bactérias, além de manter a sociedade segura, impedindo que doenças se espalhem e causem uma epidemia.1
Saiba mais sobre os mitos da vacinação em: Mitos e verdades sobre a vacinação.
Fake news 2 – Desodorante pode causar câncer de mama
Essa notícia começou a se espalhar a partir da associação de que uma grande parte dos cânceres de mama ocorrem próximos a axila, onde é usado o desodorante. Apesar do produto poder causar alergias e infecções nessa região do corpo, estudos já comprovaram que os desodorantes e antitranspirantes não tem nenhuma relação com o aumento das chances de ter câncer de mama.2, 3
Fake news 3 – Usar o celular pode causar câncer
Existem diferentes versões dessa fake news sobre saúde, seja que a radiação da bateria pode causar câncer no cérebro ou que utilizar o aparelho no escuro aumenta as chances de câncer nos olhos. Porém, nenhum estudo mostrou que exista uma relação entre os celulares e o aumento das chances de a pessoa desenvolver qualquer tipo de câncer. O que se sabe é que a luz emitida pelas telas dos aparelhos pode causar dores de cabeça, a sensação de olhos cansados e dores no globo ocular. Para os cientistas, o grande risco dos dispositivos móveis é a distração, o que pode causar vários tipos de acidentes, como os de trânsito.4
Fake news 4 – Usar o micro-ondas pode afetar a saúde
Muita gente tem micro-ondas em casa e pode já ter ouvido falar que a radiação usada para aquecer os alimentos afeta a saúde, mas isso não é verdade. O aparelho emite raios chamados de “radiação não ionizante” que têm a possibilidade de serem cancerígenos, porém, a estrutura dos micro-ondas é pensada para que isso não passe nem para os alimentos e muito menos para quem está próximo.5, 6
Fake news 5 – Alimentos que curam o câncer
Nenhum estudo até o momento conseguiu encontrar algum tipo de alimento que realmente ajude na cura do câncer. Porém, é possível prevenir a doença. Pesquisas mostram que uma alimentação balanceada, em conjunto com outros hábitos saudáveis, ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, até mesmo o câncer.7, 8
Como checar se a notícia é verdadeira ou falsa?
Para saber se uma notícia é verdadeira ou falsa, é importante seguir alguns passos simples. Primeiro, confira se a fonte da informação é confiável, evitando sites conhecidos por espalhar mentiras. Depois, veja se outras fontes respeitáveis também estão relatando a mesma história. Observe se há citações de especialistas e se o texto parece sensacionalista ou exagerado. Verifique também a data da publicação, já que notícias antigas podem não ser relevantes hoje em dia. E se ainda estiver em dúvida, você pode usar ferramentas online que ajudam a checar se algo é verdadeiro ou não.9
Referências Bibliográficas
- SBIM. Estudo com 650 mil crianças comprova que tríplice viral não causa autismo. Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm, atualizado em 08 mar. 2019. Disponível em: Estudo com 650 mil crianças comprova que tríplice viral não causa autismo - SBIm. Acesso em: 21 maio 2024.
- DOMENICO, Marcia Di. Desodorante causa câncer de mama? Bicarbonato evita o cheiro ruim de suor? Tudo dobre Câncer. Viva Bem UOL, 12 dez. 2018. Disponível em: Desodorante causa câncer de mama? Bicarbonato evita o cheiro ruim de suor? - 12/12/2018 - UOL VivaBem. Acesso em: 21 maio 2024.
- AMERICAN CANCER SOCIETY. Antiperspirants and Breast Cancer Risk. American Cancer Society, atualizado em 19 out. 2022. Disponível em: Antiperspirants and Breast Cancer Risk | American Cancer Society. Acesso em: 21 maio 2024.
- SANTOS, Lucas Vinícius. Mito ou verdade: radiação dos celulares pode causar câncer? Tecmundo, 20 set. 2023. Disponível em: Mito ou verdade: radiação dos celulares pode causar câncer? - TecMundo. Acesso em: 21 maio 2024.
- WHO. Radiation: Microwave ovens. World Health Organization - WHO, c2024. Disponível em: Radiation: Microwave ovens (who.int). Acesso em: 21 maio 2024.
- BROWN, Jessica. Afinal, é perigoso esquentar comida no microondas? BBC News Brasil, 04 abr. 2024. Disponível em: Micro-ondas: é perigoso esquentar comida no aparelho? - BBC News Brasil. Acesso em: 21 maio 2024.
- COFEN. INCA lança cartilha contra alimentos ‘milagroso’ e dietas que ‘curam’ o câncer. Conselho Federal de enfermagem - COFEN, 26 fev. 2029. Disponível em: INCA lança cartilha contra alimentos ‘milagrosos’ e dietas que ‘curam’ o câncer | Cofen. Acesso em: 21 maio 2024.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA). Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos pacientes. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. 3. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2015.
- COMO identificar fake news? Social Good Brasil, 6 out. 2022. Disponível em: Como identificar uma fake news? Conheça agora alguns passos (socialgoodbrasil.org.br). Acesso em: 21 maio 2024.
PP-UNP-BRA-5093