Entenda a importância do diagnóstico precoce
Sabia que reconhecer uma doença precocemente nos ajuda a entender como seus sintomas mudarão ao longo do tempo e como isso pode ser alterado com o tratamento? Continue aprendendo.
Ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e realizar consultas e exames médicos regularmente são maneiras que temos para nos prevenirmos e identificarmos o quanto antes um problema de saúde. Reconhecer uma doença precocemente significa que podemos entender como seus sintomas mudarão ao longo do tempo (prognóstico) e como isso pode ser alterado com o tratamento¹.
Diagnósticos precoces também permitem que os tratamentos sejam iniciados o quanto antes, aumentando as chances de cura, evitando riscos e procedimentos mais invasivos¹.
O que eu devo fazer para me prevenir?
Algumas doenças podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida, mas é importante entender a necessidade de realizar exames de rotina e agendar consultas médicas com certa frequência².
Os exames são indispensáveis para garantir a qualidade de vida. Eles ajudam a avaliar o estado atual de saúde, podendo detectar doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas no início, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento².
Existem exames que podem diagnosticar diversas doenças, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, enquanto elas ainda são assintomáticas³.
O ideal é que todas as pessoas realizem exames e consultas de rotina. Os homens devem realizar consultas também com urologista, e as mulheres, com ginecologista. A indicação é que seja feito a cada ano um check-up geral². Basicamente, um check-up de rotina deve incluir os seguintes exames (que dependem de pedido médico):⁴
• Sangue: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado;
• Aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
• Teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C;
• Função pulmonar (indicada aos fumantes);
• Avaliação da próstata para os homens e exame Papanicolau para as mulheres;
• Mamografia para as mulheres;
• Exame de urina;
• Exame de fezes.
Cuide da sua saúde
Mesmo quando você está se sentindo saudável, é aconselhável fazer um check-up anual. Dieta e exercício são uma parte importante do seu estilo de vida, mas em alguns casos, a genética desempenha um papel de destaque quando se trata da sua saúde⁵. Não existe uma resposta para quantas vezes você deve se consultar com um médico. Em geral, a realização do check-up anual é suficiente quando a pessoa não apresenta sintomas nem fatores de risco⁵.
Lembre-se: se você tem um histórico familiar de certas condições, como pressão alta, câncer, ou outras doenças, os exames anuais podem ajudar a detectá-las precocemente. Para isso, é importante que você consulte sempre seu médico, para entender quais exames e em qual momento eles devem ser realizados⁵.
Algumas dicas⁵:
• Faça uma lista de todos os sintomas ou incômodos que você tem sentido e leve na sua próxima consulta médica, para não se esquecer de nada importante;
• Pergunte ao médico quais exames você deve fazer na sua idade. À medida que envelhecemos, nosso corpo muda. Existem testes, exames ou procedimentos que são recomendados especificamente para determinadas idades;
• Tenha um diário de saúde. Mantenha organizados todos os exames, cirurgias ou procedimentos que você já fez, as doenças que seus familiares mais próximos desenvolveram e os medicamentos em uso.
Manter essas informações anotadas ajudará você a manter sua saúde em dia. Veja 10 dicas para uma boa consulta médica!
Referências Bibliográficas
1. University College London (UCL). Early Diagnosis, Prognosis and Treatment [internet]. Londres, [s. d.]. Disponível em: https://www.fil.ion.ucl.ac.uk/clinical-impact/early-diagnosis-prognosis…. Acesso em: 2023 maio.
2. Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado de Goiás. Especialistas do HCN destacam importância dos exames de rotina. Disponível em https://www.saude.go.gov.br/noticias/16103-especialistas-do-hcn-destaca…. Acesso em junho de 2023.
3. Lee S, Huang H, Zelen M. Early detection of disease and scheduling of screening examinations. Stat Methods Med Res. 2004 Dec;13(6):443-56.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Check-up médico. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/check-up-medico/. Acesso em junho de 2023.
5. Johnson Memorial Health. How Often Should I Go to the Doctor? [internet]. Stafford, CT, EUA, 2015 ago. 6. Disponível em: https://blog.johnsonmemorial.org/how-often-should-i-go-to-the-doctor. Acesso em: 2023 maio.
PP-UNP-BRA-2062. Julho/2023