
Você sabe o que são bactérias multirresistentes?
As bactérias multirresistentes são aquelas que se tornam resistentes à ação de vários antibióticos por meio de mutações, por exemplo, tornando o tratamento da infecção mais difícil1. Provavelmente é difícil conhecê-las pelo nome, mas certamente você já ouviu falar das infecções que elas podem causar. Entenda mais a seguir.
Staphylococcus Aureus resistente à meticilina ou MRSA
O Staphylococcus aureus é uma bactéria que está presente na pele e frequentemente não causa infecção. Já o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é um tipo resistente a maioria dos antibióticos betalactâmicos, a penicilinas antiestafilocócicas (por exemplo, meticilina, oxacilina) e a cefalosporinas.²
É responsável por uma grande variedade de infecções, como infecções na pele, infecções pós-cirúrgicas, osteomielites (infecções nos ossos), pneumonias, abscessos, endocardites e bacteremia.³ Pode impactar tanto a comunidade no geral quanto pessoas hospitalizadas.²
Escherichia Coli
Esta bactéria é uma das bactérias mais comuns que vive em nossos intestinos, mas também é capaz de desencadear infecções graves e se tornar resistente a muitos antibióticos. A E. coli pode causar infecções no trato urinário, intoxicação alimentar, infecções abdominais, na corrente sanguínea e sepse (infecção generalizada)⁴.
Lavar as mãos regularmente com água corrente limpa e sabão é uma das formas de combater esta bactéria multirresistente⁵.
Klebsiella Pneumoniae⁶
Klebsiella é um tipo de bactéria gram-negativa encontrada frequentemente nas fezes humanas que pode causar infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS). As bactérias Klebsiella estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos, incluindo os carbapenêmicos (muitas vezes a última linha de defesa contra infecções bacterianas multirresistentes.
Essa bactéria pode causar pneumonia, infecções da corrente sanguínea, infecções de feridas ou locais cirúrgicos e meningite.
Pseudomonas Aeruginosa⁷
Pseudomonas é um grupo de bactérias comumente encontradas no meio ambiente, como no solo e na água. O tipo mais comum que causa infecções em humanos é Pseudomonas aeruginosa. Alguns tipos são resistentes a quase todos os antibióticos, incluindo os carbapenêmicos, conhecidas como P. aeruginosa multirresistente.
Pacientes em ambientes hospitalares correm maior risco, especialmente aqueles que estão em aparelhos respiratórios (ventiladores), possuem dispositivos como cateteres e estão com feridas abertas de cirurgia ou queimaduras.
Clostridioides Difficile⁸
Clostridioides difficile é um tipo de bactéria que causa infecção do cólon, a parte mais longa do intestino grosso. Os sintomas podem variar desde diarreia até danos mais graves com risco de vida. A bactéria é frequentemente chamada de C. difficile ou C. diff.
A doença causada por este tipo de bactéria geralmente ocorre após o uso de antibióticos. Afeta principalmente idosos em hospitais ou em ambientes de cuidados de longa duração. Pessoas que não estão nestes ambientes também podem contrair a infecção. Algumas cepas da bactéria que podem causar infecções graves têm maior probabilidade de afetar pessoas mais jovens.
Acinetobacter Baumannii⁹
Acinetobacter baumannii é uma bactéria Gram-negativa que ganhou relevância global após a década de 1980 por ser um patógeno (capaz de causar doenças) potencial.
Este tipo de bactéria pode causar infecções oportunistas na pele, trato urinário, pulmões e corrente sanguínea e traz preocupações para pacientes que estão muito doentes e imunocomprometidos, além disso, também está presente em muitos surtos hospitalares (Um surto de infecção hospitalar é definido como a ocorrência de casos de infecção em um volume maior do que o esperado em um ambiente hospitalar.¹⁰
A. baumannii resistente a carbapenêmicos (CRAB) é um agente infeccioso particularmente importante e foi considerado como prioridade 1 (crítica) na lista de patógenos prioritários da OMS (Organização Mundial da Saúde) para pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos.
O que pode ser feito para prevenir a disseminação de bactérias resistentes?¹¹
- Lavar as mãos frequentemente;
- Ir ao médico para saber se realmente é necessário tomar antibióticos. Nas doenças provocadas por infecções virais, por exemplo, não é necessário o uso de antibióticos;
- Quando há indicação de usar antibióticos, é importante tomar o medicamento conforme orientado pelo médico, sem interrupção;
- Antibióticos também não devem ser jogados no lixo comum, para não contaminar o meio ambiente.
Referências Bibliográficas
1. WHO. Antibiotic Resistance Topics. Disponível em: https://www.paho.org/en/topics/antimicrobial-resistance. Acessado em: Novembro 2021.
2. BMJ. Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Disponível em: https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/910. Acesso em janeiro 2025.
3. Gelatti, LC; Bonamigo, RR; Becker, AP; D'Azevedo PA. Staphylococcus aureus resistentes à meticilina: disseminação emergente na comunidade. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/NbHbzm394Qq6ywX9XQBQdcC/. Acesso em janeiro 2025.
4. Centre of Diseases Control. About E-Coli. Disponível em: https://www.cdc.gov/ecoli/about/. Acesso em janeiro 2025.
5. Centre of Diseases Control. About Handwashing. Disponível em: About Handwashing | Clean Hands | CDC. Acesso em janeiro 2025.
6. Centre of Diseases Control. About Klebsiella. Disponível em: https://www.cdc.gov/klebsiella/about/index.html. Acesso em janeiro 2025.
7. Centre of Diseases Control. About Pseudomonas aeruginosa. Disponível em: About Pseudomonas aeruginosa | P. aeruginosa | CDC. Acesso em janeiro 2025.
8. Mayo Clinic. C.difficile infeccion - Symptoms and causes. Disponível em: C. difficile infection - Symptoms and causes - Mayo Clinic. Acesso em janeiro 2025.
9 .da Fonseca, AS; Mencalha, AL; Paoli, F. Antimicrobial photodynamic therapy against Acinetobacter baumannii. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S157210002100257X. Acesso em janeiro 2025.
10. Instituto CCIH. Como saber se estamos diante de um surto de infecções hospitalares? Disponível em: https://www.ccih.med.br/como-saber-se-estamos-diante-de-um-surto-de-inf…. Acesso em janeiro 2025.
11. Portal FioCruz. Dia do Combate à Infecção Hospitalar: bactérias resistentes são desafio. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dia-do-combate-infeccao-hospitalar-ba…. Acesso em janeiro 2025.
PP-UNP-BRA-5975 - Janeiro 2025.