Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

As bactérias são seres onipresentes e desempenham um papel importante na manutenção do ambiente em que vivemos. Apenas um pequeno percentual de bactérias do mundo pode causar infecções e doenças.¹

As infecções bacterianas apresentam um impacto grande em toda a saúde pública. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo e ser causada pelo próprio organismo ou pela resposta do corpo à presença de bactérias externas. As bactérias podem ser transmitidas aos humanos através do ar, água, alimentos ou vetores vivos (qualquer ser vivo capaz de transmitir de forma ativa, estando infectado, um agente infecioso).¹

 

O que são bactérias?²

As bactérias são pequenos organismos (seres vivos) que possuem apenas uma célula. Sob um microscópio, elas podem apresentar formatos de bolas, bastões ou espirais. Elas podem ser encontradas em quase todos os lugares do planeta, inclusive dentro do próprio corpo humano. O corpo humano possui cerca de 10 vezes mais células bacterianas do que células humanas.

Existem tipos diferentes de bactérias, sendo que a maioria não causa doenças. Alguns tipos são úteis como, por exemplo, bactérias “boas” no sistema digestivo, que podem ajudar o corpo a digerir os alimentos e a absorver vitaminas e minerais. As bactérias também são usadas na fabricação de alimentos como iogurte e queijo.

Entretanto, alguns tipos de bactérias, chamadas de bactérias patogênicas, podem causar uma infecção. Essas bactérias podem se reproduzir rapidamente no corpo humano, sendo que muitas delas liberam toxinas que podem danificar as células e deixar uma pessoa doente. 

Alguns dos tipos de bactérias que podem causar infecção estão Streptococcus, Staphylococcus e E. coli.

 

Como ocorre a infecção bacteriana?

As infecções bacterianas acontecem quando formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo humano. A evolução do quadro da infecção dependerá muito do estado de saúde geral da pessoa infectada.³

Todos os órgãos do corpo humano podem estar suscetíveis a contrair uma infecção bacteriana e a doença pode ser causada pela destruição das células do corpo pelo organismo ou pela resposta imunológica do corpo à infecção.³

Normalmente, as infecções podem ser localizadas - limitada a uma pequena área – como uma ferida, ou podem envolver um órgão interno, podendo variar de gravidade (de leve a grave).²,³

A principal complicação de uma infecção é a sua disseminação pelo organismo, com comprometimento de vários órgãos, sendo então denominada septicemia. Este quadro de disseminação pode causar óbito.

 

Como ocorre a disseminação da infecção bacteriana?²

As infecções bacterianas podem se espalhar de diferentes formas:

  • Através de gotículas e partículas exaladas por alguém que está infectado;
  • Através da respiração das partículas e gotículas infectadas ou pelo contato delas com a boca, nariz ou olhos;
  • Através do toque em superfícies e objetivos que estejam infectados;
  • Através de cortes, arranhões e contato pele a pele com alguém que está infectado;
  • Da mãe grávida para o bebê durante a gravidez;
  • Através de alimentos ou água contaminados;
  • Através da picada de um inseto ou animal infectado;
  • Através do contato sexual com alguém que tenha a infecção.

 

Diagnóstico das Infecções Bacterianas

Muitas doenças infecciosas apresentam sinais e sintomas semelhantes, portanto o médico irá solicitar exames para identificar qual o tipo de  bactéria que está causando a patologia.  

Alguns dos exames abaixo podem ser solicitados:

  • Exames de sangue;
  • Exames de urina e fezes;
  • Cotonetes de garganta (Amostras da garganta ou de outras áreas úmidas do corpo podem ser obtidas com um cotonete estéril);
  • Punção lombar;
  • Procedimentos de imagem – como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética – podem ajudar na precisão do diagnóstico e descartar outras condições que possam estar causando sintomas;
  • Biópsia (Durante uma biópsia, uma pequena amostra de tecido é retirada de um órgão interno para teste).

 

As infecções bacterianas podem ser prevenidas?²

Sim, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir as infecções bacterianas, como:

  • Tomando vacinas que protegem contra algumas infecções bacterianas;
  • Ter bons hábitos de higiene. Isso inclui lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Prestar atenção na alimentação;
  • Limpar e desinfetar superfícies que se toca com frequência;
  • Proteger-se sexualmente com o uso de preservativos;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
     

O que são as vacinas contra infecções bacterianas?

As vacinas bacterianas têm como objetivo induzir no ser humano ou nos animais uma resposta protetora, duradoura e que também possa diminuir a circulação do patógeno alvo nas populações vacinadas, o que ajuda a diminuir a incidência da doença.

Com o avanço das tecnologias, cada vez existem vacinas bacterianas mais eficientes, por exemplo, as vacinas conjugadas contra infecções muito graves como as meningites por H.influenzae, S.pneumoniae e N.meningitidis.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é o responsável pela vacinação das crianças, adolescentes e adultos com a vacina tríplice bacteriana juntamente com outras vacinas não bacterianas como tríplice viral, poliomielite e Rotavirus.
 

Quais são os sintomas das infecções bacterianas?

Os sintomas variam de acordo com o local afetado. O principal sintoma costuma ser febre, exceto infecções de pele, que normalmente causam vermelhidão ou dor local.

Os sintomas comuns de infecções bacterianas incluem:

  • Febre.
  • Calafrios
  • Fadiga (cansaço)
  • Dor de cabeça

Os sintomas adicionais podem incluir:

Pele: Vermelhidão, bolhas, úlceras, pele inchada ou dolorida.

Trato GI: Diarreia, dor de estômago, náusea e vômito.

Pulmões: tosse, falta de ar, dor no peito e catarro (expectoração).

Na corrente sanguínea e propagação (septicemia): febre alta, fraqueza, sudorese e pressão arterial baixa.

Coração (endocardite): Febre alta, dor no peito, suores noturnos, falta de ar, tosse, dores musculares e articulares.

Trato urinário ou genitais: queimação ou dor ao fazer xixi, secreção no pênis ou na vagina, aumento da necessidade de fazer xixi e relações sexuais dolorosas.

 

Qual é o tratamento para as infecções bacterianas?³

A maior parte dessas doenças podem ser tratadas com o uso de antibióticos. Vale ressaltar que, como qualquer outro medicamento, deve ser utilizado com muito cuidado, e apenas por indicação de um médico especialista.

Existem diversos tipos de antibióticos que agem de formas distintas, portanto o médico irá escolher o medicamento em função da bactéria que pretende tratar.

Lembre-se: o uso indiscriminado e incorreto de antibióticos pode favorecer a resistência bacteriana, um problema de saúde pública. Leia sobre o assunto aqui

Referências Bibliográficas

1- Doron, S; Gorbach, SL. Bacterial Infections: Overview. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7149789/. Acesso em janeiro 2025

2 - Medline Plus. Bacterial Infections. Disponível em: https://medlineplus.gov/bacterialinfections.html. Acesso em janeiro 2025. 

3 - Atlas da Saude. Infecções Bacterianas. Disponível em: https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/infeccoes-bacterianas. Acesso em janeiro 2025.

4 - Mayo Clinic. Infectious Diseases. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/infectious-diseases/diag…. Acesso em janeiro 2025.

5 - Bio-Manguinhos, Fiocruz. Vacinas bacterianas. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas-menu-topo/131-plataformas/1575-vacinas-bacterianas. Acesso em janeiro 2025.

6 - Cleveland Clinic. Bacterial Infecction. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/24189-bacterial-infection. Acesso em janeiro 2025.

PP-UNP-BRA-5987 - Janeiro 2025.