Depressão: o que é, como identificar e qual médico procurar
Entenda qual o especialista procurar se você desconfia que tem depressão e qual a importância de procurar ajuda.
A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século". A pessoa pode sentir-se frequentemente triste, com pessimismo e baixa autoestima. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos¹.
Além disso, existe na literatura médica e científica mundial informações de que a depressão também causa alterações fisiológicas no corpo, sendo porta de entrada para outras doenças. Pessoas acometidas por depressão podem, além da sensação de infelicidade crônica e prostração, apresentar baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos¹.
O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família nestes casos é fundamental¹.
O que faz um médico psiquiatra? ²
O psiquiatra é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais e cuida de aspectos psicológicos e emocionais dos pacientes.
A atuação do psiquiatra é feita com o suporte de outros profissionais de saúde mental, como psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de oferecer uma abordagem abrangente no tratamento do paciente.
Doenças Psiquiátricas tratadas²
A psiquiatria lida com diversos transtornos mentais, a ansiedade e depressão são as condições mais frequentes.
Outras condições como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e os distúrbios causados pelo uso de substâncias também são tratados por essa especialidade. O TDAH é um transtorno que afeta crianças e adultos que se apresenta na forma de desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra? ²
Psicólogos e psiquiatras atuam no cuidado com a saúde mental. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre as duas profissões, incluindo a formação e abordagem de tratamento.
O psicólogo tem como responsabilidade apoiar o paciente a compreender os processos mentais, comportamentais e emocionais que o ajuda a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com seus problemas.
Uma diferença pontual entre as duas profissões é que psicólogos não podem prescrever medicamentos aos pacientes, apenas o médico psiquiatra. Ambos possuem papel fundamental para dar um apoio integral ao paciente.
Entenda como está sua saúde mental
Faça um teste rápido para entender melhor seus sintomas de ansiedade e depressão.
Quando é importante buscar ajuda de um psiquiatra?
Sintomas como tristeza e desânimo podem aparecer em algum momento da nossa vida, mas quando se tornam muito recorrentes e começam a atrapalhar a rotina, é um sinal de alerta importante para buscar um especialista.
Além destes sintomas, outros podem indicar que é hora de procurar ajuda. Dores de cabeça sem motivo aparente, dificuldade de concentração, falta ou excesso de sono e irritabilidade intensa indicam a necessidade de assistência especializada.
Lembre-se, cuidar da saúde mental é de extrema importância. Se você se sentir desanimado (a), triste ou ansioso (a), procure ajuda psicológica.
Saiba mais sobre tratamentos psicológicos: Tratamento psicológico | Cuidamos Juntos
Referências Bibliográficas
Ref¹ - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vid…. Acesso em abril 2024.
Ref² - Veja Saúde. Quando devo buscar um Psiquiatra? Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quando-devo-procurar-um-psiqu…. Acesso em abril 2024.
PP-PRQ-BRA-1026.