Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século". A pessoa pode sentir-se frequentemente triste, com pessimismo e baixa autoestima. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos¹.

Além disso, existe na literatura médica e científica mundial informações de que a depressão também causa alterações fisiológicas no corpo, sendo porta de entrada para outras doenças. Pessoas acometidas por depressão podem, além da sensação de infelicidade crônica e prostração, apresentar baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos¹.

O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família nestes casos é fundamental¹.

 

O que faz um médico psiquiatra? ²

O psiquiatra é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais e cuida de aspectos psicológicos e emocionais dos pacientes.  

A atuação do psiquiatra é feita com o suporte de outros profissionais de saúde mental, como psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de oferecer uma abordagem abrangente no tratamento do paciente.

 

Doenças Psiquiátricas tratadas²

A psiquiatria lida com diversos transtornos mentais, a ansiedade e depressão são as condições mais frequentes.

Outras condições como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e os distúrbios causados pelo uso de substâncias também são tratados por essa especialidade. O TDAH é um transtorno que afeta crianças e adultos que se apresenta na forma de desatenção, impulsividade e hiperatividade.

 

Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra? ² 

Psicólogos e psiquiatras atuam no cuidado com a saúde mental. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre as duas profissões, incluindo a formação e abordagem de tratamento.

O psicólogo tem como responsabilidade apoiar o paciente a compreender os processos mentais, comportamentais e emocionais que o ajuda a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com seus problemas.

Uma diferença pontual entre as duas profissões é que psicólogos não podem prescrever medicamentos aos pacientes, apenas o médico psiquiatra. Ambos possuem papel fundamental para dar um apoio integral ao paciente.

Imagem Banner Saúde Mental

Entenda como está sua saúde mental

Faça um teste rápido para entender melhor seus sintomas de ansiedade e depressão.

Responder Agora

Quando é importante buscar ajuda de um psiquiatra?

Sintomas como tristeza e desânimo podem aparecer em algum momento da nossa vida, mas quando se tornam muito recorrentes e começam a atrapalhar a rotina, é um sinal de alerta importante para buscar um especialista.

Além destes sintomas, outros podem indicar que é hora de procurar ajuda. Dores de cabeça sem motivo aparente, dificuldade de concentração, falta ou excesso de sono e irritabilidade intensa indicam a necessidade de assistência especializada.

Lembre-se, cuidar da saúde mental é de extrema importância. Se você se sentir desanimado (a), triste ou ansioso (a), procure ajuda psicológica.

Saiba mais sobre tratamentos psicológicos: Tratamento psicológico | Cuidamos Juntos

Referências Bibliográficas

Ref¹ - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vid…. Acesso em abril 2024.

Ref² - Veja Saúde. Quando devo buscar um Psiquiatra? Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quando-devo-procurar-um-psiqu…. Acesso em abril 2024.

PP-PRQ-BRA-1026.