Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Você sabe o que é o sangue?

O sangue é um tecido “vivo” que circula por todo o nosso corpo. Ele é produzido na medula óssea (tipo de tecido encontrado no interior dos ossos), e formado por diferentes tipos de células (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Ele cumpre funções essenciais para a nossa sobrevivência como a distribuição de oxigênio, nutrientes e hormônios, além de atuar contra infecções e na coagulação (processo que transforma o sangue líquido em um gel sólido, conhecido como coágulo ou trombo, que tem como objetivo parar sangramentos e hemorragias).

Devido a toda sua característica e complexidade, não é possível “fabricá-lo” fora do corpo e nada o substitui, sendo assim, a única forma de obtê-lo de outra maneira, é através da doação. 

 

Você sabia?

Hoje, 1,9% da população brasileira doa sangue, no entanto, segundo o Ministério da Saúde, o ideal seria que este número fosse no mínimo 3% da população. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, contam muito com a nossa ajuda! 

Minha saúde pode ser prejudicada ao doar sangue?

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em uma doação são retirados no máximo 450ml. A quantidade retirada não afeta em nada a sua saúde porque a recuperação é imediata após a doação. 

Em seguida, o sangue doado passa por uma etapa que o separa em quatro partes: concentrado de glóbulos vermelhos, plaquetas, proteínas e parte líquida (plasma). Cada uma dessas partes pode ser direcionada a quem está precisando no momento, de acordo com a sua condição de saúde. Ou seja, sua doação pode ajudar até 4 pessoas diferentes de uma única vez.

Benefícios para o doador

Doar sangue, além de salvar vidas, promove muitos benefícios ao doador, que vão desde a redução de doenças cardíacas e de alguns tipos de cânceres, a satisfação em realizar uma boa ação.

Há estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, e isso permite que os doadores sejam menos propensos a desenvolver doenças do coração.

Esta ação leva a um processo que funciona como uma “limpeza sanguínea”, renovando as células velhas. Outro benefício muito importante ao doador é a oportunidade de passar por uma bateria de exames, pois ele é submetido a testes que garantem a qualidade do sangue doado, o que permite saber mais a respeito da sua própria saúde. Esses também identificam possíveis doenças infecto-contagiosas como (AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B e C e vírus HTLV). Sem falar na satisfação de proporcionar o bem, que fortalece a autoestima e felicidade.

Quais os requisitos para ser um doador de sangue?

Estar em boas condições de saúde e:

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação/CNH).

Quer saber onde doar?

Clique aqui e acesse o site do Redome e encontre os hemocentros para doação de sangue no Brasil. (Hemocentros do Brasil - REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Site Oficial (inca.gov.br)

Você pode doar em qualquer banco de sangue ou hemocentro perto de sua residência. Há muitas instituições públicas e privadas que prestam o serviço com segurança e qualidade.

Lembre-se: quando a gente se cuida, também podemos ajudar a cuidar do próximo. Então, seja um doador de sangue. Afinal, quem doa sangue, doa vida!

 

 

Referências Bibliográficas:
  1. ABBS. Doação de Sangue. Disponível em: www.abbs.com.br/doacao-de-sangue/. Acesso em 28/05/2024
  2. Biblioteca Virtual em Saúde MS. Doação de sangue. Disponível em: www.bvsms.saude.gov.br/doacao-de-sangue/. Acesso em: 07/05/2024
  3. Abrale. Doar sangue pode reduzir risco de câncer e doenças cardíacas. Disponível em: www.abrale.org.br/noticias/doar-sangue-pode-reduzir-risco-de-cancer-e-doencas-cardiacas/. Acesso em 07/05/2024
  4. REDOME. Hemocentros do Brasil. Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Disponível em: www.redome.inca.gov.br/. Acesso em 07/05/2024
  5. GOV.BR. Sobre o sangue. Disponível em: www.hemoes.es.gov.br/sobre-o-sangue/. Acesso em 07/05/2024. 
  6. Hospital Sírio Libanês. Doar sangue pode salvar até 4 vidas. Disponível em: www. hospitalsiriolibanes.org.br/blog/vivaoseumelhor/doar-sangue-pode-salvar-ate-4-vidas/. Acesso em 07/05/2024.
  7. GOV.BR. Sobre a doação de sangue. Disponível em: www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/. Acesso em 07/05/2024.
  8. Santa Casa JF. 10 motivos para doar sangue. Disponível em: www. santacasajf.org.br/novidades/exibir/1236/10-motivos-para-doar-sangue.html/. Acesso em: 07/05/2024
  9. Pro Sangue. Requisitos básicos para doação. Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html/. Acesso em 07/05/2024.
  10. GOV.BR. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Disponível em: www. www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/uma-unica-doacao-de-sangue-pode-salvar-ate-quatro-vidas#:~:text=Um%20gesto%20solidário%20que%20pode,caso%20de%20acidentes%20ou%20calamidades./ Acesso em:07/05/2024
  11. Ameo. O que é medula óssea. Disponível em: www.ameo.org.br/o-que-e-medula-ossea/. Acesso em: 03/06/2024
  12. Unidos Pela Hemofilia. Coagulação sanguínea. Disponível em: www.unidospelahemofilia.pt/o-sangue/coagulacao-sanguinea/. Acesso em:03/06/2024

PP-UNP-BRA-5194 - Julho/2024