Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Os hemocentros são instituições responsáveis por realizar atividades de hematologia e hemoterapia com o objetivo de fornecer sangue para hospitais. Estes locais também são responsáveis pela triagem, atendimento e acompanhamento ambulatorial de pacientes com doenças relacionadas ao sangue.

Essas instituições têm um papel muito importante no atendimento a pacientes da rede pública de saúde, vítimas de queimaduras, leucemias, traumas, hemofilia e anemia profunda. Também são nos hemocentros que pesquisas são feitas sobre o uso do sangue em doenças, com base nas propriedades do sangue¹.

Hemocentros, como por exemplo o Hemocentro da Unicamp, podem ter divisões de hematologia e de hemoterapia.²

Nos ambulatórios de hematologia desta instituição, são atendidos pacientes de doenças hematológicas malignas e benignas desde as mais comuns até as mais raras. Este tipo de atendimento normalmente é realizado por equipes de médicos hematologistas, que também participam do ensino e pesquisas envolvendo muitas destas doenças².

Já o setor de Hemoterapia desta instituição realiza coletas de sangue de doadores voluntários, no próprio Hemocentro e em postos de coleta.  Em laboratórios específicos, faz a separação do sangue em componentes (concentrado de hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado, todos estes componentes presentes no sangue), testa a qualidade do sangue doado e realiza exames de compatibilidade para poder seguir com as transfusões².

Além do atendimento, estes hemocentros podem desenvolver atividades²:

  • De pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia;
  • Treinamentos em serviço na área de saúde;
  • Educacionais para a formação de doadores voluntários de sangue e de células progenitoras hematopoiéticas² (células que podem dar origem a outras células sanguíneas. Este tipo de células está presente na medula óssea, no sangue periférico e no sangue do cordão umbilical) ³.

 

Hemocentros e campanhas de doação de sangue¹

O hemocentro é fundamental para manter o abastecimento de sangue e seus componentes para transfusões e tratamentos médicos. O objetivo é fazer com que esses locais estejam sempre abastecidos, com todos os tipos sanguíneos. Quando a reserva está baixa, são feitas campanhas com doadores cadastrados e novos para que se dirijam ao ponto de coleta e auxiliem no abastecimento do estoque.

 

E qual a diferença do banco de sangue para o Hemocentro?₄

Um banco de sangue é o local onde o sangue é doado, coletado, preparado, testado e destinado aos hospitais. Já os hemocentros são locais dedicados para a realização de atividades hemoterápicas e hematológicas. Como citado anteriormente, são nos hemocentros que pesquisas são realizadas sobre a utilização do sangue em algumas doenças específicas.

 

E a doação de medula óssea?⁵

Os Hemocentros são capacitados para realizar o cadastro de pessoas interessadas em doar medula óssea. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue. O objetivo é recuperar as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável. Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar se está bem de saúde para seguir com o processo. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.

 

Como posso me cadastrar para me tornar um doador?⁵

Procure um Hemocentro próximo de sua região para efetuar o seu cadastro. Neste local você será orientado e poderá tirar as suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados, será coletada uma amostra de seu sangue para a realização de um exame para identificar tipagem de seus glóbulos brancos (tipagem HLA), um processo comum para prosseguir com a doação de medula.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura de muitas doenças do sangue. 

Acesse para mais informações: Dúvidas freqüentes sobre doação de medula óssea - Secretaria da Saúde - Governo do Estado de São Paulo (saude.sp.gov.br)

Referências Bibliográficas

Ref¹ - Academia Health. O que é Hemocentro? Disponível em: O que é Hemocentro? Entenda a importância desse órgão! (academiahealth.blog.br)Acesso abril 2024

Ref² - Unicamp. Conheça o Hemocentro. Disponível em: Conheça o hemocentro – Hemocentro (unicamp.br)Acesso abril 2024

Ref³ -  Serviço Nacional de Saúde. O que são células progenitoras hematopoiéticas. Disponível em: IPST, IP - O que são células progenitoras hematopoiéticas? Acesso abril 2024

Ref ₄ - TDSA Systems. Banco de Sangue: entenda como funciona. Disponível em: Banco de sangue: entenda como funciona - TDSA Acesso abril 2024

Ref ⁵ Governo do Estado de São Paulo. Dúvidas frequentes sobre doação de medula óssea. Disponível em: Dúvidas freqüentes sobre doação de medula óssea - Secretaria da Saúde - Governo do Estado de São Paulo (saude.sp.gov.br) Acesso abril 2024

PP-LTV-BRA-0010