Câncer de próstata
Saiba mais sobre essa doença, incidência, sintomas, fatores de risco, diagnóstico e as possibilidades de tratamento.
O câncer de próstata é o mais comum em homens, depois do câncer de pele não-melanoma, e silencioso em grande parte dos casos. Por outro lado, ao ser diagnosticado precocemente por meio dos exames preventivos, esse tipo de câncer possui altas chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.
O que é câncer de próstata
O câncer de próstata se desenvolve quando células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor. A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do sêmen. Ela está localizada abaixo da bexiga, próxima ao reto, com tamanho parecido ao de uma noz.
Qual a incidência do câncer de próstata no Brasil?
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Ele é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão.
Quais as causas e fatores de risco do câncer de próstata?
Não se sabe exatamente o que causa o câncer de próstata, mas alguns pesquisadores acreditam que mutações no código genético das células podem fazer com que elas não se desenvolvam normalmente, levando ao câncer de próstata.
Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa ter esse tipo de câncer, tais como:
Exposição ocupacional
- A constante exposição a alguns tóxicos usados em indústrias, pode estar associada ao câncer de próstata:
- Aminas aromáticas, comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio;
- Arsênio, usado como conservante e como agrotóxico;
- Produtos derivados de petróleo;
- Motor de escape de veículo;
- Hidrocarbonet
Idade: A incidência e a mortalidade do câncer são maiores após os 50 anos de idade. Cerca de 60% dos casos da doença acontecem em pessoas com mais de 65 anos.
Histórico familiar: Uma pessoa com parente de primeiro grau que já teve o câncer, possui pelo menos duas vezes mais chances de desenvolvê-lo também.
Obesidade: Homens com obesidade não têm chances aumentadas em desenvolver o câncer de próstata em si, mas sim, formas mais graves da doença.
Raça: Por razões desconhecidas, homens com ascendência africana e caribenha têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata.
Síndrome de Lynch: Homens que possuem essa doença têm fator de risco aumentado para alguns tipos de câncer, entre eles, o de próstata.
Quais os sinais e sintomas do câncer de próstata?
Esse tipo de tumor se desenvolve lentamente: a maioria dos casos leva cerca de 15 anos para atingir 1cm³. A maior parte das pessoas não manifesta sinais e sintomas do câncer de próstata até que ele esteja em fase avançada, porém, em casos mais avançados é possível notar:
- Vontade frequente de urinar, inclusive à noite;
- Sangue na urina ou sêmen;
- Fluxo da urina interrompido ou sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
- Dor ao urinar;
- Disfunção erétil;
- Dor nos ossos, como os do quadril, coxa, costas, entre outros.
Manifestar um ou mais desses sinais e sintomas não significa, necessariamente, a presença de câncer de próstata
Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito precocemente, antes do início de qualquer sinal ou sintoma. Para isso, o homem deve se consultar regularmente com um médico urologista, que deverá solicitar uma rotina de exames a partir dos 50 anos de idade ou, para os que possuem histórico familiar de câncer de próstata, a partir dos 45 anos. Os exames que fazem parte do diagnóstico são:
Exame de PSA
É um exame de sangue que mede a quantidade do antígeno prostático específico, uma substância produzida pela próstata. Se o nível estiver elevado, pode indicar a presença de câncer ou de outras doenças da glândula, como hiperplasia benigna, infecções, ISTs, entre outras. Cerca de 75 a 80% dos homens com PSA alto não têm câncer de próstata.
Exame de toque retal
Exame rápido e indolor, é realizado para que o médico possa avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. Nenhum outro exame substitui o toque retal no diagnóstico precoce de qualquer anormalidade.
Biópsia
Neste exame, uma amostra da próstata é retirada para ser analisada no laboratório. É o único exame capaz de confirmar, de fato, a presença de um tumor. Ele é solicitado pelo médico caso os resultados do exame de toque retal e/ou PSA indiquem suspeitas.
O médico pode solicitar outros exames para apoiar o diagnóstico ou verificar as áreas acometidas pelo tumor, se há metástase e qual o tratamento mais adequado. São eles:
- Ressonância magnética;
- PET PSMA
- Cintilografia óssea
Existe tratamento para o câncer de próstata?
Sim, o sucesso do tratamento para o câncer de próstata depende do diagnóstico precoce - por isso é tão importante consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina conforme solicitados. Os tipos de tratamento variam de acordo com alguns fatores, como a idade e saúde geral do paciente, se ele deseja ter filhos ou não, estágio do tumor, tamanho da próstata, entre outros. Eles podem ser:
Vigilância ativa: O paciente é acompanhado de perto, fazendo exames regulares de PSA e toque retal a cada 6 meses. Biópsias poderão ser realizadas, para verificar a evolução da doença. Mas, se a qualquer momento for constatado o crescimento do tumor ou alguma alteração com base nos resultados dos exames de acompanhamento, o tratamento é iniciado.
Cirurgia: A cirurgia — chamada prostatectomia radical — consiste na remoção de toda a próstata, das vesículas seminais e, por vezes, dos linfonodos regionais. É obrigatória a retirada da próstata inteira porque, na maioria das vezes, o tumor é multifocal, isto é, encontra-se nos dois lobos.
Radioterapia: Na radioterapia externa, o tumor de próstata é enquadrado no campo de radiação, através de exames de imagem e de cálculos matemáticos. O tratamento tem a duração aproximada de sete a oito semanas (de segunda a sexta-feira).
Terapia Hormonal: Na prática, a hormonioterapia do câncer de próstata consiste em privar o organismo da testosterona, o que pode ser feito de duas formas: pela orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos) ou pelo bloqueio com medicamentos que impedem os testículos de produzir a testosterona, hormônio masculino que alimenta o câncer de próstata.
Quimioterapia: Atualmente, o principal uso da quimioterapia é para aqueles pacientes que falharam nos tratamentos hormonais prévios injetáveis e orais. Ela pode ser administrada no início juntamente com a hormonioterapia injetável como primeiro tratamento da doença avançada.
Referencias Bibliográficas
1 Câncer de próstata. Gov.br. Disponível em https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. Acesso em 26/07/2023.
2 Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-pros…. Acesso em 26/07/2023.
3 Detecção Precoce do Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-cancer-de-prost…. Acesso em 26/07/2023.
4 Próstata. A.C. Camargo. Disponível em https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/prostata. Acesso em 26/07/2023.
5 Fatores de Risco para Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-pro…. Acesso em 26/07/2023.
6 Câncer de Próstata. BVS. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/137cancer_prostata.html. Acesso em 26/07/2023.
7 Tratamentos no Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamentos/772/149/. Acesso em 26/07/2023.
8 Estatística para Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-prostata…. Acesso em 02/08/2023.
9 Câncer de Próstata. INCA Rio Preto. Disponível em https://incariopreto.com.br/cancer-de-prostata/. Acesso em 02/08/2023.
10 Conduta Expectante e Vigilância Ativa do Câncer de Próstata. Oncoguia. Disponível em www.oncoguia.org.br/conteudo/conduta-expectante-e-vigilancia-ativa-do-c… . Acesso em 02/08/2023.
11 Câncer de próstata | Tratamento. Instituto Vencer o Câncer. Disponível em https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-o-que-e…. Acesso em 02/08/2023.
PP-UNP-BRA-2710 - Agosto/2023