Principais dúvidas sobre o câncer de boca
O câncer de boca pode ser prevenido de forma simples, por isso, vamos entender um pouco mais sobre ele.
O câncer de boca é um tipo tumor maligno que pode surgir em regiões como lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua (especialmente nas bordas) e embaixo da língua. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se em 2020 houve 15.190 novos casos, sendo mais comum em homens.
Você deve ter algumas dúvidas sobre essa condição. A seguir vamos te ajudar a responder algumas delas.
Quais são os fatores de risco para o câncer de boca?
Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de boca. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são considerados os principais. Além disso, a exposição prolongada ao sol sem proteção labial, infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e uma dieta deficiente em frutas e vegetais também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Quais sinais e sintomas do câncer de boca?
Os sinais e sintomas podem variar, mas é importante estar atento a alguns indícios como:
- Feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas brancas ou avermelhas na boca;
- Sangramentos sem uma causa conhecida na região da boca;
- Aparecimento de nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente;
- Dificuldade para falar, mastigar ou engolir
Importante!
Afta pode ser um sinal de câncer de boca?
Pode ser um sinal caso essa lesão não desapareça em um prazo de até 15 dias. É importante procurar uma opinião médica para que se possível, descartar a hipótese de câncer.
Boca amarga pode ser câncer?
Não. Essa sensação de amargor na boca não tem relação direta com o câncer, mas sim com um tipo de refluxo gastroesofágico. Esse sintoma pode aparecer quando o ácido do estômago entra em contato com a boca em quadros de refluxo. Normalmente vem acompanhado de uma sensação de queimação no peito.
Como posso descobrir se eu tenho câncer de boca?
O diagnóstico do câncer de boca pode ser realizado por um médico especialista, como um dentista. Durante a avaliação essas lesões podem ser facilmente detectadas pelo médico, o que agiliza o diagnóstico da doença.
Qual médico devo procurar quando suspeitar de câncer de boca?
Um dentista pode te auxiliar na localização desses principais sinais e sintomas mas o especialista mais indicado para te ajudar nessa investigação é o cirurgião de Cabeça e Pescoço. Ele poderá te avaliar de uma forma mais completa e em caso afirmativo para a doença, conseguirá classificar o seu estágio.
Qual a prevenção do câncer de boca?
Algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da doença, como:
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
- Consumir alimentos como frutas, verduras e legumes;
- Usar preservativo (camisinha) durante a prática do sexo oral;
- Cuidar da higiene bucal;
Entenda a importância do diagnóstico precoce
Conheça os benefícios de se descobrir uma condição de saúde o mais rápido possível
O câncer de boca tem cura?
As chances de cura aumentam quando essa condição é detectada no estágio inicial. Geralmente o tratamento envolve uma cirurgia. Para os casos de lesões menores são procedimentos simples. Essa cirurgia consiste na retirada dessa parte do tecido afetada aliada à remoção dos linfonodos do pescoço (incluindo uma reconstrução, quando indicado). Se o quadro for mais complexo, o especialista pode indicar radioterapia para complementar o tratamento.
O câncer de boca é contagioso?
Como mencionado anteriormente, o HPV pode ser um fator de risco para o câncer de boca. Essa infecção é sexualmente transmissível e acontece quando o vírus entra no corpo por meio de um corte na pele ou uma pequena lesão. A transmissão é feita através do ato sexual.
Existe uma idade mais comum para o desenvolvimento do câncer de boca?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) os casos mais comuns aparecem em indivíduos acima dos 40 anos, especialmente em homens.
Quais são as chances de cura para o câncer de boca?
O diagnóstico precoce da doença leva a probabilidade de cura para 95%, já a partir do momento que o paciente apresenta sintomas mais avançados como dor ou dificuldade de mover a língua, a chance de cura cai para 45%.
Lembre-se!
Agora que entendemos mais sobre essa doença, que tal algumas dicas para manter a sua saúde bucal em dia?
Esse tipo de cuidado pode te trazer benefícios para a saúde em geral, mas também ganhos para o seu bem-estar e autoestima. Além disso, sua mastigação pode ser melhorada, o que reflete diretamente em uma melhor digestão de alimentos e absorção de nutrientes. Confira a seguir algumas dicas preciosas para manter seu sorriso bonito e saudável:
- Escove os dentes após todas as suas refeições e antes de dormir;
- Opte por uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias;
- Escolha cremes dentais com flúor;
- Passe o fio dental após a escovação;
- Escove a língua para a retirada de restos alimentares e bactérias (isso também ajuda a evitar o mau hálito);
- Tenha uma alimentação saudável;
- Procure um dentista regularmente
Estamos falando aqui de uma doença séria, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura são significativamente maiores. É fundamental estar atento aos sinais e sintomas, buscar orientação médica e adotar medidas de prevenção. Lembre-se de que a informação correta é uma poderosa aliada na luta contra o câncer.
Cuide-se e esteja sempre atento à sua saúde bucal.
Referências Bibliográficas:
- INCA. Câncer de Boca: é preciso falar disso. Disponível em: www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/cancer_de_boca_2019_0.pdf . Acesso em 12/04/2024
- GOV.BR. Câncer de Boca. Disponível em: www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil-sorridente/transversalidade-das-acoes/cancer-de-boca#:~:text=A%20OMS%20relaciona%20o%20câncer,aparecimento%20desse%20tipo%20de%20câncer. Acesso em 12/04/2024.
- GOV.BR. Câncer de Boca. Disponível em: www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/boca . Acesso em 12/04/2024.
- Mayo Clinic. A infecção por HPV pode causar câncer bucal e de garganta. Disponível em https://https://newsnetwork.mayoclinic.org/pt/2023/05/18/a-infeccao-por-hpv-pode-causar-cancer-bucal-e-de-garganta/#:~:text=O%20HPV%20tamb%C3%A9m%20pode%20causar,n%C3%A3o%20relacionados%20com%20o%20v%C3%ADrus.https://newsnetwork.mayoclinic.org/pt/2023/05/18/a-infeccao-por-hpv-pode-causar-cancer-bucal-e-de-garganta/#:~:text=O%20HPV%20tamb%C3%A9m%20pode%20causar,n%C3%A3o%20relacionados%20com%20o%20v%C3%ADrus. Acesso em 12/04/2024.
- Biblioteca Virtual em Saúde. 01 a 07/11 – Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/01-a-07-11-semana-nacional-de-prevencao-do-cancer-bucal-2/#:~:text=Dados%20do%20Instituto%20Nacional%20de,idade%20acima%20dos%2040%20anos. Acesso em 12/04/2024.
- GOV.BR. Saúde Bucal. Disponível em www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-idosa/saude-bucal . Acesso em 12/04/2024.
- Hospital Brasília. Já ouviu falar em câncer de boca? Disponível em www. hospitalbrasilia.com.br/pt/sobre-nos/blog/cancer-bucal#:~:text=Boca%20amarga%20pode%20ser%20câncer,conhecida%20como%20DRGE%20na%20medicina. Acesso em 15/04/2024.
PP-UNP-BRA-4830 - Abril/2024