Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip to main content

Nos últimos anos, a tecnologia passou a ser uma aliada nos cuidados com a saúde com o uso de diversos aplicativos que ajudam na prevenção e no monitoramento de diversas doenças. Associado a essas novidades, é importante também manter as consultas e os exames de rotina, além de um estilo de vida saudável.

Abaixo, listamos alguns cuidados que você deve ter para se prevenir de doenças.

Exames de rotina

Em relação aos exames de rotina, eles são indispensáveis para o bem-estar e para garantir a qualidade de vida. Eles ajudam a avaliar o estado atual de saúde, detectando doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas no início, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento.1

Você sabe quais são os exames de rotina mais pedidos? Separamos a seguir alguns deles:

Exames gerais para a população (devem ser realizados a partir da idade adulta quando solicitados pelo médico, costumam ser exames anuais)

  • Sangue: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado.2
  • Exames de urina.2
  • Aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).2
  • Exame de sangue oculto nas fezes – deve ser realizado a partir dos 50 anos.3

Exames para mulheres

  • Papanicolau – deve ser realizado quando a mulher inicia sua vida sexual – anualmente.3
  • Mamografia – deve ser realizada a partir dos 50 anos - a cada dois anos ou conforme determinação médica.3
  • Colonoscopia – a partir dos 50 anos – repetido a cada 10 anos, caso o paciente não apresente sintomas.3

Exames para homens

  • Avaliação da próstata – a partir dos 50 anos – frequência determinada pelo médico.3,4
  • Colonoscopia – a partir dos 50 anos – repetido a cada 10 anos, caso o paciente não apresente sintomas.3,5

Apps que ajudam no monitoramento da saúde

Além da realização de exames e consultas periódicas com o seu médico, hoje existem muitas ferramentas tecnológicas a apenas um clique de distância, tanto para quem quer se dedicar à prevenção, focando em adotar um estilo de vida mais saudável, quanto para quem precisa manter uma doença crônica sob controle. Essas tecnologias incluem:6

  • Dispositivos para vestir (wearables e smartwatches). É tudo o que a pessoa pode vestir, carregar com ela ou usar como acessório, desde que eles estejam conectados à internet ou a outros aparelhos. Os exemplos mais conhecidos são os relógios (smartwatches) que gravam e enviam dados automaticamente. Por exemplo, os dispositivos podem registrar dados como frequência cardíaca, açúcar no sangue, quantos passos você deu, sua postura, tremores, atividade física ou seu sono. Entram nessa lista, ainda, pulseiras, fones de ouvido, óculos de realidade aumentada, entre outros.
  • Med Alert Smartwatches: integra um smartphone a um smartwatch para monitorar a atividade do usuário com o objetivo de detectar quedas e emitir alertas quando necessário.

O que podemos esperar para o futuro

O Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA), instalado em Fortaleza (CE), iniciou suas atividades em março de 2023 com foco no estudo e na aplicação de inteligência artificial em saúde para soluções de problemas práticos e relevantes, como:7

  • Predição de doenças crônicas;
  • Apoio à avaliação de exames radiológicos;
  • Engajamento de pacientes em Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas;
  • Sistema inteligente para monitoramento remoto de paciente.

São várias as opções que temos para cuidar melhor de nossa saúde, porém, é sempre importante consultar seu médico para que ele indique o que é melhor para você.

Referências bibliográficas

1. Tanno AL. Especialistas do HCN destacam importância dos exames de rotina [internet]. Goiânia, 2022 ago. 10. In: Secretaria do Estado de Saúde de Goiás. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/noticias/16103-especialistas-do-hcn-destacam-importancia-dos-exames-de-rotina. Acesso em: 2023 maio. 

2. Brasil: Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Check-up médico. Brasília, 2020 set. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/check-up-medico/. Acesso em: 2023 maio.

3. John Hopkins Medicine. Screening Tests for Common Diseases [internet]. Baltimore, [s. d.]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/treatment-tests-and-therapies/screening-tests-for-common-diseases. Acesso em: 2023 maio.

4. Sociedade Brasileira de Urologia. Aconselhamento para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. Disponível em https://portaldaurologia.org.br/medicos/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/. Acesso em maio de 2023.

5. American Cancer Society. American Cancer Society Guideline for Colorectal Cancer Screening. Disponível em https://www.cancer.org/cancer/types/colon-rectal-cancer/detection-diagnosis-staging/acs-recommendations.html. Acesso em maio de 2023.

6. Mayo Clinic. Telehealth: Technology meets health care. See how technology can improve your health care [internet]. Rochester, MN, EUA, 2022 jun. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/consumer-health/in-depth/telehealth/art-20044878. Acesso em: 2023 maio.

7. Veja Saúde.  Inteligência artificial na saúde: o Brasil na rota das pesquisas. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/inteligencia-artificial-na-saude-o-brasil-na-rota-das-pesquisas. Acesso em junho de 2023.

PP-UNP-BRA-2804 - Agosto/2024